Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2012

Declaração do Presidente da ADUENF sobre os últimos acontecimentos da luta salarial

Imagem
Desculpem-me mas, desta vez, gostaria de fazer o comentário no meu nome e não referenciando toda a diretoria da ADUENF. Primeiramente gostaria de parabenizar a toda a comunidade UENFIANA, em especial aos estudantes, aos membros da diretoria da ADUENF e todos os professores que participaram das atividades realizadas nesta 4ª. Feira. Se hoje temos algo a festejar é o trabalho preparatório que foi realizado pela ADUENF e pelo DCE, além, logicamente, da forma em que os professores e alunos se integraram às atividades planejadas pelas duas entidades. Ontem foi um dia, sem lugar nenhuma a dúvida, que ficará marcado na história desta nossa querida UENF. Quem não participou que se contente com os, sempre incompletos, comentários da imprensa e da diretoria da ADUENF, pois a realidade é sempre mais rica e imparcial do que conseguimos concretizar em poucas letras.
Iniciamos o dia de ontem com uma panfletagem na entrada da universidade, onde chamamos para o ato que aconteceria na quadra; que acabo…

Deputada Janira se manifesta em plenário em defesa da UENF

Imagem
No mesmo momento que centenas de alunos e professores da UENF fechavam as duas pistas da Rodovia BR-101 para protestar contra a falta de compromisso do governo do estado com a negociação para diminuir a crise salarial dos professores, a deputada estadual Janira Rocha (PSOL) fez um importante e esclarecedor pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Veja abaixo como a deputada Janira Rocha colocou de maneira clara e irrefutável as causas da atual crise que ameaça deflagrar uma nova greve de professores na UENF.

Imagem
NOTA DA DIRETORIA DA ADUENF SOBRE A PARALISAÇÃO DO DIA 28/11


A diretoria da ADUENF vem a público, para informar as atividades que serão realizadas nesta quarta-feira (28/11), dia da paralisação que foi decidida na assembléia do dia 21 de Novembro. Em principio pretendemos utilizar a paralisação para discutir, com toda a comunidade, a realidade e futuro do movimento atual e da UENF como um todo.
A diretoria iniciará o dia 28 fazendo uma chamada para um ato universitário que acontecerá na quadra de esportes do CCH. A idéia é realizar uma discussão franca e transparente entre todos os segmentos da comunidade universitária da UENF. Acreditamos que atividades como esta poderiam ser realizadas sem a necessidade de uma iminente greve, mas ganham especial importância num momento em que podemos iniciar uma. O debate está marcado para o período entre 10:00 e 12:00 horas.
No período da tarde, iremos realizar um “showmício”. Para tal estamos trazendo o grupo “grevemente feridos” que animará musicalm…

Nota da diretoria da ADUENF sobre a crise salarial dentro da UENF

Imagem
A diretoria da ADUENF vem a público para, primeiramente, agradecer a massiva e ativa participação dos estudantes, via e-mail, na luta pela manutenção do ensino de qualidade que a UENF oferece. A resposta engajada dos nossos estudantes é uma clara resposta para aqueles que pensavam que era até infantil acreditar que o nosso corpo discente se engajaria para cobrar do governo do estado a realização de um efetivo processo de negociação que garanta a normalidade dentro da UENF.
 Paralelamente gostaríamos de esclarecer alguns pontos das declarações que estão sendo veiculadas como respostas aos reclamos realizados ao longo da semana passada pelos nossos estudantes. Como primeiro ponto, vamos fazer uma leve comparação. O estado do Rio de Janeiro, de forma muito justa, está realizando uma serie de atividades contra a possível perda de 6%, de 26 % que atualmente recebe por meio dos royalties do petróleo. Pois bem o que deveríamos fazer contra o contingenciamento orçamentário que ano após ano est…

CARTA ENVIADA AOS SECRETÁRIOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SEPLAG

Imagem

NOTA DA DIRETORIA

A diretoria da ADUENF vem a público para informar, A TODA A COMUNIDADE UENFIANA, o resultado da assembléia de quarta feira, 21 de novembro. Após um amplo debate sobre a situação atual, a assembléia decidiu pelo fortalecimento do movimento, ao mesmo tempo em que espera pela reposta do governo à proposta de DE apresentada, em reunião que deverá acontecer , segundo promessa dos secretários, a finais do corrente mês.

Para o fortalecimento do movimento foram apontadas duas atividades; paralisação por 24 horas na próxima quarta feira e paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 4 de dezembro, após ser analisada a proposta da reunião anteriormente mencionada.


Os professores entendem que a dedicação do professores à universidade, após um ano e meio de luta, após a aprovação do pagamento pela DE para os professores da UERJ, após o encerramento da greve para negociar e apresentação da proposta de D.E. , incluindo o impacto orçamentário, e principalmente pela dedicação que os professores…

RESULTADO DA REUNIÃO COM A SEPLAG E SECT

Caros Uenfianos!!!             A diretoria da ADUENF vem a público para, sem muitas delongas, explicar o acontecido nos dias 07 e 08 de novembro, no Rio de Janeiro. Chegamos ao Rio de Janeiro com a desconfortável noticia da votação, contra os interesses do Rio de Janeiro, que tinha acontecido o dia anterior na Câmara Federal. Os comentários do Governador foram os piores possíveis; não tem  dinheiro para pagar o funcionalismo público estadual e a copa fica inviabilizada.  Como é do conhecimento de todos, no dia 07 não teve reunião por “problemas de comunicação” e seria impossível nos atenderem, ADUENF-Sintuperj-Reitoria, pois o secretário teria uma reunião com a comissão de orçamento e depois com o governador. Qualquer qualificativo que vocês, comunidade da UENF, tenham dado ao comportamento anterior, a diretoria assina junto, entretanto, temos a responsabilidade de tornar viável a negociação em curso, deixamos clara a nossa inconformidade com o acontecido e nos dispusemos…

RESULTADO DA AUDIENCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ (EMENDAS AO ORÇAMENTO)

A diretoria da ADUENF vem a público para informar à toda a comunidade uenfiana sobre os acontecimentos de ontem, 31/10, na reunião da Comissão de Educação da ALERJ.
Inicialmente, gostaríamos de reiterar que a participação da ADUENF na reunião da Comissão de Educação é um fato de extrema importância, uma vez que nesta conseguimos apresentar nossas demandas, sensibilizamos o poder legislativo e conseguimos aportes significativos, econômicos e políticos, à nossa luta em defesa do ensino público, gratuito, autônomo e de qualidade. Entretanto, se o poder executivo contingencia ou desvia o recurso da emendas, com pesar do poder legislativo, em nada desmerita o trabalho realizado junto à Comissão de Educação.
A reunião contou com os representantes máximos das instituições universitárias, excetuando o reitor da UERJ, que decidiu mandar o técnico de orçamento da universidade. Na abertura dos trabalhos, o deputado Comte Bittencourt apresentou o orçamento das universidades, enviado pelo poder exe…