quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Comunidade universitária faz manifestação em defesa da Uenf na Alerj

Os deputados estaduais que estão presentes na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para a reabertura dos trabalhos parlamentares estão sendo presenteados com uma vigorosa manifestação por parte de uma caravana composto por membros de todos os segmentos que formam a comunidade universitária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O motivo dessa manifestação que ocorreu inicialmente nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede do parlamento estadual, e depois nas galerias de onde se acompanha a sessão desta 5a. feira, é pressionar pelo envio das verbas de custeio que permitirão a Uenf continuar funcionando. 

É que depois de quase um ano sem envio de qualquer recurso para custear a manutenção básica, a Uenf se encontra sob a ameaça real de fechar.  Por isso a manifestação de hoje e que terá novos desdobramentos caso o governo do Rio de Janeiro continue esse processo de sucateamento da Uenf e das demais universidades estaduais.

Abaixo imagens das manifestações sendo realizadas pela comunidade da Uenf na Alerj.








Caravana "SOS UENF" parte para realizar ato público na Alerj

Apesar das fortes chuvas que ocorrem na cidade de Campos dos Goytacazes na manhã desta 5a .feira (01/09), uma caravana formada por cinco ônibus lotados com membros dos três segmentos da comunidade universitária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) partiu para a cidade do Rio de Janeiro onde será realizado um ato público na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Esta ação visa criar um ambiente favorável para que a Alerj demande do governo do Rio de Janeiro, especificamente da Secretaria Estadual de Fazenda, o desembolso dos recursos necessários para manter a Uenf em funcionamento. 

A realização desta caravana é uma demonstração de coesão interna e de disposição para impedir o fechamento da Uenf que está há quase 1 ano sem receber verbas para pagar conessionárias de serviços públicos, empresas terceirizadas e fornecedores de insumos para ensino e pesquisa.

É importante lembrar que,  por motivo dessa mobilização, as aulas de graduação e pós-graduação estarão suspensas na Uenf ao longo desta 5a. feira.

Abaixo imagens que mostram o momento da partida da caravana "SOS UENF"