Fórum das universidades públicas do estado acirra luta contra descaso do governo 


O Sintuperj participou no último dia 19 de maio, da primeira reunião do Fórum das Universidades Públicas do Rio que aconteceu na UEZO. A ideia de organização do Fórum é fazer um enfrentamento conjunto aos constantes ataques às universidades e tentar barrar o processo de sucateamento imposto pelo governo. “A tática do governo e do neoliberalismo é nos induzir à fragmentação, oferecendo poucas 'migalhas' a determinados grupos dentro de uma mesma categoria e, assim, nos dividir. A unidade multiplica a força política, reúne pautas e planos de ação, amplifica a visibilidade e o nível de pressão”, explica a coordenadora de Formação do Sintuperj, Monica Lima.

 O Fórum contou também com a participação das Associações de Docentes da UERJ, UENF, UEZO, representante da Acecierj e DCE da UEZO, serão convidados também os representantes da Faetec. Uma das principais questões tratadas foi o lançamento da Campanha Salarial Unificada. Os objetivos centrais apresentados no fórum foram a Isonomia (de cargos, carreiras e salários), Autonomia (financeira e administrativa das universidades) e a Democracia universitária. A Asduerj e o Sintuperj fizeram uma proposta de luta que foi apoiada e melhorada pelos presentes. 

A professora Maria Luiza, conselheira da Asduerj cita a importância de trazer o movimento estudantil para a luta “Se não passarmos essa proposta para os três segmentos não terá o efeito que queremos. Temos que unir todos os interessados. Precisamos por a proposta na imprensa, e mostrar que a nossa proposta é democrática diferente do que o governo ta propondo” disse Maria Luiza. 

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Funcionários da USP iniciam greve mesmo após reitoria ameaçar cortar salários