Servidores do Estado fazem ato contra o governo e questionam medidas econômicas


Milhares de servidores do Estado do Rio de Janeiro se reuniram nesta quarta-feira, em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para protestarem contra as medidas econômicas adotadas pelo governador Luiz Fernando Pezão nos últimos meses. O movimento, organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Muspe) e o SindJustiça (Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro), acredita que mais de 3 mil pessoas estiveram no ato.
Reclamações são contra o governador Pezão
Reclamações são contra o governador Pezão Foto: Gabriela Rocha/SindiMed
Entre as reivindicações, os servidores questionam, com mais veemência, o parcelamento do 13º salário e a mudança do calendário de pagamento — a partir deste ano, os depósitos serão feitos apenas no sétimo dia útil do mês. Outra questão polêmica na pauta é o projeto de lei, elaborado por Pezão, para alterar a contribuição dos servidores em suas aposentadorias.


Outros grupos sociais também estiveram no ato e cobraram mais qualidade em serviços básicos como educação, segurança e saúde.
Manifestantes estão na escadaria da Alerj
Manifestantes estão na escadaria da Alerj Foto: Gabriela Rocha/SindiMed
O pagamento dos servidores levou o tema para a Justiça. Na semana passada, a Federação das Associações e Sindicatos do Estado do Rio de Janeiro (Fasp) recebeu liminar favorável em que ordena o pagamento imediato do 13º e o retorno ao calendário antigo dos servidores — depósitos no último dia do mês trabalho para pensionistas e aposentados, e no segundo dia útil para ativos. Nenhuma das duas obrigações foi feita. A pena para o descumprimento da liminar é de, no mínimo, R$ 350 mil a serem pagos pelo governador Luiz Fernando Pezão.

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Funcionários da USP iniciam greve mesmo após reitoria ameaçar cortar salários