Roda de conversa no CBB/UENF: financiamento das universidades públicas e a PEC da cobrança de anuidades


A quarta roda de conversa realizada na manhã desta 3a. feira (07/11) reuniu novamente um público bastante disposto a debater os problemas que hoje afetam o financiamento das universidades públicas brasileiras, em especial as universidades estaduais do Rio de Janeiro.

Um dos aspectos abordados pelo Prof. Marcos Pedlowski  em sua provocação inicial foi a falácia que está por detrás da adoção de um modelo de financiamento similar ao praticados pelas universidades norte-americanas, onde a cobrança de anuidades representa uma parcela significativa dos orçamentos.  Nesse sentido, um dos aspectos omitidos pelos defensores da cobrança de anuidades é que atualmente as dívidas dos estudantes das universidades públicas norte-americanas com o crédito educativo já ultrapassaram o valor de US$ 1,5 trilhão.

Nesse sentido, a adoção dessa forma de financiamento representaria o fechamento de oportunidades para jovens oriundos das classes menos abastadas que não teriam como financiar seus estudos na hipótese da cobrança de anuidades.  O fato do deputado federal Andres Sanchez (PT/RJ) ter apresentado um Projeto de Emenda Constitucional (a PEC 366/17) para permitir a cobrança de anuidades sinaliza que a discussão para barrar este retrocesso é urgente.

Abaixo postamos a apresentação do Prof. Marcos Pedlowski para quem desejar conhecer o conteúdo da mesma.




Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Funcionários da USP iniciam greve mesmo após reitoria ameaçar cortar salários