Secretário não comparece à reunião e entidades afirmam estado de greve

Ao final nada avançou, apenas o horário do superintendente que saiu às pressas para outro compromisso

Depois de adiar a reunião, o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, não compareceu ao encontro com as entidades sindicais na manhã desta sexta-feira, dia 28. Representantes da Aduenf, Asduerj e Sintuperj – em campanha salarial unificada – levaram as reivindicações dos trabalhadores e pressionaram pela abertura de negociação com o governo do Estado. Os dirigentes foram recebidos pelo superintendente de Carreira, Remuneração e Treinamento, Ivan Diniz, e seu assessor, Pedro Brás. Ambos justificaram a ausência de Sérgio Ruy devido a uma viagem.

Unificação da pauta

Luís Passoni, representante da Aduenf, abriu a reunião reforçando o objetivo da mesma: a abertura de um canal de diálogo com o governador Sérgio Cabral. Para além das questões específicas da Aduenf, como aumento de vale alimentação e auxílio creche, Passoni levantou as questões gerais: “A diferença salarial das nossas universidades estaduais em relação às federais é absurda e a evasão de professores é a nossa realidade, infelizmente”. O dirigente ainda lembrou o índice de defasagem salarial de 82%.

O representante e coordenador geral do Sintuperj, José Arnaldo Gama, afirmou que a unificação da campanha salarial entre as entidades representa um grande salto político. “Esta campanha é histórica entre as universidades e, a cada dia, nossa luta se fortalece. E, em nossos estudos, o que temos acompanhado é que as contas do governo estão super positivas enquanto nossos salários estão precários. Sabemos também que existe margem de negociação, já que o governo gasta apenas 36% da receita com pessoal”, explicou Arnaldo que reivindicou o repasse dessa verba para as universidades estaduais.

Recomposição Já

De acordo com a pauta específica da Asduerj, a presidente da entidade, Cleier Marconsin, questionou a falta da dedicação exclusiva do docente na Uerj. “A Uerj é a única universidade do Brasil que não tem dedicação exclusiva e este fato vai na contramão do que o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos respaldam”, ela declarou pedindo antecipação da dedicação da Uerj que está prevista para 2012. “A unificação de nossa campanha salarial representa a nossa disposição política de somar forças para que cada setor e cada categoria consigam o melhor, superando as diferenças salariais”, afirmou.

Guilherme Mota, diretor da Asduerj reforçou a questão da evasão de quadros da universidade. “A evasão de recursos humanos da Uerj é enorme e isto não é algo que vamos recuperar com facilidade. Estamos perdendo professores no meio da carreira, além da redução de jornada que se tornou comum aqui e a antecipação da aposentadoria. A recomposição salarial é fundamental para evitar uma situação ainda pior na Uerj”, acrescentou.

E o nosso PCC?

O coordenador geral do Sintuperj, Jorge “Gaúcho” lembrou que existe uma minuta emperrada na Secretaria de Planejamento e Gestão. “Esta minuta está empacada na Seplag há dois anos e garante melhorias ao nosso Plano de Cargos e Carreiras e até hoje nada”, disse. O dirigente solicitou uma cópia do documento, no entanto, continua na burocracia do protocolo da Seplag. “Se tivermos que chegar a uma greve, chegaremos! Estamos em estado de greve e precisamos de uma solução imediata”, alertou “Gaúcho”. Segundo o coordenador jurídico do Sintuperj, Antonio Vírginio Fernandes, os servidores precisam ser tratados com mais dignidade. “Estamos com 82% de defasagem salarial e este número não é inventado, ele advém de uma série de índices de inflação e, por isso, tão necessária nossa recomposição salarial”, pontuou.

Mais Mentiras

Ao contrário do que os dirigentes afirmaram e provaram sobre as contas do governo, o superintendente, Ivan Diniz, afirmou que o Estado está passando por uma situação muito difícil. Vergonhosamente, Diniz ainda citou o caso dos royalties do pré-sal. “Depois que a Câmara Federal aprovou a retirada dos royalties e a divisão dos mesmos, o Estado se encontra em uma situação muito difícil. Vocês precisam esperar”, ele sugeriu. Nesse momento, Jorge “Gaúcho” respondeu: “Até quando vamos esperar? Já são nove anos! Queremos saber prazo”.

Nova Reunião

Diante da pressão, o superintendente declarou que não pode adiantar nada, pois a Secretaria retomou os estudos sobre este caso e, então, propôs uma próxima reunião para segunda-feira, dia 14/6, para tratar questões específicas da Uenf. Embora o superintendente tenha a intenção de fragmentar a unidade entre as entidades sindicais, Arnaldo e Cleier enfatizaram: “Estamos em campanha salarial UNIFICADA e, portanto, as três entidades virão, nesse dia, acompanhar a conversa”.

Avaliação

Ao final nada avançou, apenas o horário do superintendente que saiu às pressas para outro compromisso. A hora é agora e temos que mostrar nossa força para o governo. Teremos assembléia unificada em Campos no próximo dia 8/6 e já lotamos dois ônibus para a atividade. Garanta já o seu lugar e a sua força nessa luta! As inscrições podem ser feitas no Sintuperj e na delegacia sindical do Hupe. Compareça e traga o seu colega junto! Vamos fazer um ato público nas ruas de Campos após a assembléia.

Juntos Somos Fortes!

Fomte: www.sintuperj.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos