Debate sobre Autonomia Universitária na Uneb poderá ser acompanhado na internet 


O Fórum das ADs realiza nesta sexta-feira, 30, um seminário sobre Autonomia Universitária. O evento acontecerá no Teatro Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a partir das 9 horas. O Fórum das ADs reúne as quatro seções sindicais das universidades estaduais da Bahia - Adufs, Adusc, Aduneb e Adusb.

A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo por videoconferência através do link: mms://aovivo.uneb.br/aduneb (para acessar será necessário que o programa media player ou real player esteja instalado na máquina). Aqueles que quiserem participar à distância, poderão enviar perguntas para o e-mail: ascomforumads@gmail.com

O Seminário será aberto a toda comunidade acadêmica e contará com a presença dos palestrantes Paulo Cesar Centoducatte, da Universidade de Campinas (Unicamp/SP) e José Cristóvão de Andrade, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb – Seção Sindical do ANDES-SN).

O debate acontecerá nos marcos do anúncio de um novo Projeto de Lei estadual do Governo Wagner que, apesar do conteúdo ainda não ser oficial, poderá ferir ainda mais a tão frágil autonomia universitária das estaduais baianas (UEBA).

Sobre o PL

O governo do estado, numa tentativa de se livrar das UEBA, está planejando enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia, nos próximos dias, fixando o orçamento das universidades em 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI), por quatro anos.

Com essa política, as universidades serão afetadas nas suas principais atividades (ensino, pesquisa extensão). Sendo assim, o crescimento das UEBA, conforme a expansão estabelecida nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborados pelas universidades, será totalmente prejudicado.

As projeções orçamentárias para 2011 e 2012 (cerca de R$ 725 milhões e R$ 806 milhões, respectivamente) representam 4,874% da RLI. Além disso, o valor projetado pelas universidades em seus PDI's sofreu alteração para menos nestes dois anos, o que afetará fortemente a expansão das UEBA.

*Com informações da Associação da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb – Seção Sindical do ANDES-SN)

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

ADUENF requer abertura de sindicância para apurar denúncia de assédio na UENF

Comunidade universitária faz manifestação em defesa da Uenf na Alerj