Moção aprovada no 25o Congresso Nacional de Pós-Graduandos apoia greve nas estaduais do RJ e de SP e na UFSCar

Apoio aos movimentos grevistas nas universidades estaduais do Rio de Janeiro (UERJ, UENF) e de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP) e na UFSCar.




O processo de precarização das condições de estudo e trabalho nas universidades brasileiras tem se agravado nos últimos meses, pois os cortes de verbas destinadas ao custeio da educação tornaram insustentável a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas IES públicas. Estes cortes se iniciaram em 2015, quando cerca de 11 bilhões de reais foram retirados do orçamento do MEC e MCT&I, e o projeto de desmanche da educação pública se tornou mais evidente com a recente proposta de desvinculação constitucional do orçamento da educação e saúde, a fusão do MCT&;I com o Ministério das Comunicações. Esses cortes já se fizeram sentir no atraso das bolsas de mestrado e doutorado em janeiro de 2015, e este ano com o atraso do repasse das verbas PROAP aos programas de pós-graduação.

Também faz parte deste projeto os ataques às conquistas históricas dos trabalhadores, como a terceirização de atividades fim – a terceirização de serviços de limpeza e segurança já ser uma realidade em todas as universidades. Nas estaduais paulistas a situação também é grave, a falta de transparência nos gastos e a degradação dos serviços devido a essa mesma terceirização, junto com o programa de incentivo a demissão voluntária e agora uma tentativa de flexibilização do regime de dedicação exclusiva na carreira docente. Além disso, a reitoria da USP não tem admitido mais crianças na creche, evidenciando seu ataque a permanência estudantil principalmente das mães estudantes. Na UNESP houve cortes de bolsa de auxílio, a moradia estudantil está completamente lotada, e das três paulistas, esta é a universidade que mais realizou expansão sem que o repasse do ICMS aumentasse na mesma proporção, que é o mesmo desde 1995.

Situação semelhante acontece com o descaso do governo do Estado do Rio de Janeiro com as universidades estaduais e os recorrentes atrasos no repasse das verbas de custeio, no pagamento dos funcionários terceirizados, parcelamento dos salários dos docentes, atraso e corte das bolsas estudantis. Estes atrasos atingem desde os serviços básicos, como: limpeza, segurança, alimentação e tem comprometido as atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições.

Não aceitaremos o sucateamento das universidades públicas! Educação pública e de qualidade é direito de todas e todos e dever do Estado! Estaremos a postos para garantir a efetivação desse direito.

Assim, mobilizações estudantis, dos trabalhadores da educação e de docentes foram organizadas em diversas universidades e, em assembleias históricas (como a que ocorreu na UFSCar com mais de 2100 presentes) o estado de greve foi deflagrado. Com atos nas próprias universidades, e com a realização de debates constantes estas mobilizações vêm crescendo e contagiando outras IES públicas onde já se faz sentir o peso do projeto de desmonte da educação pública. Para que estes movimentos grevistas se fortaleçam e para que suas pautas sejam vitoriosas, declaramos nosso apoio às mobilizações grevistas na UFSCar, na USP, na UNESP, na UNICAMP, na UERJ, na UENF.


Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos