Biólogo formado na UENF manda mensagem do Maranhão em apoio à defesa da D.E.

O biólogo Yuri Amaral, formado na UENF, é atualmente Analista Ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e é Chefe Substituto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lotado em Barreirinhas/MA. Mas na imagem abaixo, Yuri Amaral é mostrado no momento em que era agredido por militares do serviço reservado da P-2 durante um ato político dentro do campus da UENF no dia 28.03.2003 por se manifestar a favor da construção do restaurante universitário da UENF.


Pois bem, após mais de 10 anos daquela agressão. Yuri Amaral entrou em contato com a diretoria da ADUENF para manifestar seu apoio à campanha em defesa do Regime de Dedicação Exclusiva na UENF.

Eis a declaração que Yuri enviou à ADUENF:

"SOU EX ALUNO, MAS SEREI SEMPRE UM UENFIANO E NÃO QUERO VER MEU DIPLOMA PERDER VALOR NO MERCADO!! DA-LHE ADUENF!!!!

Certamente o ponto mais positivo de ter estudado na Universidade Estadual do Norte FLuminense - DARCY RIBEIRO (com todo o peso de carregar o nome e projeto pedagógico de Darcy Ribeiro) foi estudar com professores DOUTORES e com DEDICAÇÃO EXCLUSIVA ao ensino, pesquisa e extensão com carga horária de 40 horas semanais. Isso quer dizer que, salvo exceções, eu podia encontrar meus professores a qualquer hora do dia para conversar, discutir, elaborar projetos e saber que ele só tinha como preocupação funcional nós, os alunos da UENF. 

Essa decisão fez com que a UENF tenha conquistado em 15 anos de existência (quando me formei em Ciências Biológicas, em 2008) as primeiras colocações em ensino superior e pesquisas científicas do Brasil. Semana passada o Conselho Universitário da UENF, numa manobra de sua Reitoria (que lembro ter ocupado, acampado, criticado, e protestado contra suas ações muitas vezes) aboliu a Dedicação Exclusiva. Isso quer dizer que futuros professores poderão ser contratados mesmo tendo outro(s) empregos e certamente não dedicarão 100% de sua atenção, empenho e dedicação aos assuntos da universidade, com prejuízo à formação profissional dos estudantes e a qualificação da pesquisa e extensão produzidas. 

Fica a esperança que a ADUENF e o DCE Apolônio de Carvalho consigam reverter a situação, e possibilitar ao corpo discente da UENF a oportunidade que tive de me formar em uma universidade PÚBLICA, GRATUITA e, principalmente DE QUALIDADE!!"

Abaixo uma imagem de Yuri Amaral no seu ambiente de trabalho, portando a declaração de apoio à campanha da ADUENF.


Outros profissionais formados pela UENF que quiserem apoiar a campanha da ADUENF como Yuri Amaral acaba de fazer, podem enviar suas mensagens e imagens para aduenf@gmail.com.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores da UENF decretam greve por tempo indeterminado

Presidente da Assembleia de Deus Central de Campos dos Goytacazes faz apelo em defesa da UENF

Servidores, aposentados e pensionistas sem salários realizam protesto no Fórum do Rio de Janeiro