Diretoria da Aduenf divulga balanço político de suas atividades


A diretoria da ADUENF vem a público para fazer um mini balanço das atividades realizadas no intuito de implementar as decisões da assembleia do dia 15 de maio.

1- Fortalecimento interno do movimento: Estão sendo realizadas reuniões periódicas com o DCE e com o SINTUPERJ com o objetivo de detectar pontos em comum e fortalecer o fórum interno, a partir do estabelecimento de acordos a respeito das demandas específicas de cada categoria. Como resultado deste processo foi elaborado um documento em conjunto com as principais demandas, aprovadas nas respectivas assembleias, para o Ano em curso.

2- Fortalecimento externo do movimento: A diretoria participou no II Congresso da CSP-Conlutas, no intuito de nos nutrir da situação política em nível de Brasil , para tomar conhecimento das formas de luta da classe trabalhadora, bem como trabalhar no fortalecimento da relação política da nossa associação com a Central Sindical Popular e com o ANDES-SN. Saímos do congresso com a certeza de que existe uma política federal, estadual e municipal contra o ensino universitário público gratuito e de qualidade, pois todos os governos reduziram consideravelmente os recursos, destinados no orçamento, para educação, além de ficar clara a intenção de criminalização dos movimentos sociais e classistas, como os protagonizados por estudantes e s professores, que lutam pela preservação de seus direitos. Na tentativa de poder definir esta política contra a educação, nomeamos a mesma como; “Pátria Mal Educada”.

Ainda no fortalecimento externo da nossa luta, realizamos uma participação na assembleia dos docentes da UERJ, onde deixamos clara a importância do fortalecimento do Fórum das Universidades Estaduais, tendo em vista a similaridade tanto dos nossos objetivos, quanto dos nossos inimigos. Neste sentido ficou marcada para quarta feira 24 de junho a primeira reunião do fórum das universidades estaduais, com participação garantida dos três setores da UERJ e da UENF. 
Ainda no plano externo, conseguimos trazer a comissão de educação à UENF e apresentamos as nossas demandas. Os membros da Comissão de Educação se comprometeram a trabalhar para a resolução dos problemas apresentados e para tal seria marcada uma reunião com o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani. Gostaríamos de apontar que também fomos visitados pelo deputado Papinha, obtendo, também dele, o compromisso de trabalhar em prol das reivindicações apresentadas. O deputado Papinha se apresentou como um interlocutor com o governo, fechando o compromisso de marcar uma reunião de trabalho com o secretário de Ciência e Tecnologia.  

Para finalizar o fortalecimento externo do movimento, fizemos uma visita à ALERJ e  Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na ALERJ entregamos oficialmente as nossas demandas à comissão de educação, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, e no Gabinete do Deputado Geraldo Pudim, primeiro secretário da ALERJ. Em encontro rápido com o Deputado Pudim, arrancamos o compromisso para que seja realizada uma reunião com a Secretaria de Planejamento e Gestão. Nessa reunião iremos apresentar todas as demandas, em especial aquelas que podem ser resolvidas de forma imediata, “com uma canetada”, como o são a manutenção integral e a majoração do auxílio alimentação e o pagamento do percentual de insalubridade para os que recebem um valor fixo e para aqueles que, embora tenham sido periciados, ainda não recebem o adicional de insalubridade.

Na SECTI, protocolamos o documento com as demandas em conjunto das três associações da UENF (ADUENF, DCE, SINTUPERJ/UENF) e solicitamos uma reunião de trabalho com o Secretário Gustavo Tutuca, enfatizando que a mesma marcará o início do processo de negociação com o governo do estado Rio de Janeiro no ano de 2015. Posteriormente fomos informados, via secretaria no dia 12 de junho, que assim que o secretário voltasse de viagem seria marcada a reunião de trabalho. Estamos atualmente aguardando o agendamento desta reunião.

3- Defesa dos auxílio alimentação: Cumprindo o decidido na assembleia, acionamos o advogado da ADUENF para fazer o pedido via judiciário. O processo foi aberto para complementar o Mandado de Segurança que o Sintuperj tinha impetrado. Estamos no aguardo do Julgamento. Entretanto, temos conhecimento de que o mandato de segurança do Sintuperj/UERJ foi julgado de forma favorável, e que o parecer está referenciado a beneficiar todo os servidores de forma geral. Estamos no aguardo da cópia para anexar ao nosso processo.

4- Insalubridade: Além do caminho político, estamos impetrando um processo na justiça, utilizando um professor do quadro como referência. 

5- Publicação de uma edição do jornal da ADUENF: Estamos com os artigos prontos à espera do desenhista, para a realização da charge, e do editor que vai montar o jornal.

6- Realização da Festa Junina. A Festa acontecerá no dia 27 de junho!

Diante do exposto, convocamos todos os associados a continuarem apoiando o trabalho da ADUENF em prol de nossos direitos coletivos. Esse apoio é essencial para conseguirmos pressionar o governo do Rio de Janeiro num contexto de profunda crise financeira.

Campos dos Goytacazes, 16 de Junho de 2016. 

DIRETORIA DA ADUENF
Gestão 2015-2017

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos