Diretoria da Aduenf divulga balanço político de suas atividades


A diretoria da ADUENF vem a público para fazer um mini balanço das atividades realizadas no intuito de implementar as decisões da assembleia do dia 15 de maio.

1- Fortalecimento interno do movimento: Estão sendo realizadas reuniões periódicas com o DCE e com o SINTUPERJ com o objetivo de detectar pontos em comum e fortalecer o fórum interno, a partir do estabelecimento de acordos a respeito das demandas específicas de cada categoria. Como resultado deste processo foi elaborado um documento em conjunto com as principais demandas, aprovadas nas respectivas assembleias, para o Ano em curso.

2- Fortalecimento externo do movimento: A diretoria participou no II Congresso da CSP-Conlutas, no intuito de nos nutrir da situação política em nível de Brasil , para tomar conhecimento das formas de luta da classe trabalhadora, bem como trabalhar no fortalecimento da relação política da nossa associação com a Central Sindical Popular e com o ANDES-SN. Saímos do congresso com a certeza de que existe uma política federal, estadual e municipal contra o ensino universitário público gratuito e de qualidade, pois todos os governos reduziram consideravelmente os recursos, destinados no orçamento, para educação, além de ficar clara a intenção de criminalização dos movimentos sociais e classistas, como os protagonizados por estudantes e s professores, que lutam pela preservação de seus direitos. Na tentativa de poder definir esta política contra a educação, nomeamos a mesma como; “Pátria Mal Educada”.

Ainda no fortalecimento externo da nossa luta, realizamos uma participação na assembleia dos docentes da UERJ, onde deixamos clara a importância do fortalecimento do Fórum das Universidades Estaduais, tendo em vista a similaridade tanto dos nossos objetivos, quanto dos nossos inimigos. Neste sentido ficou marcada para quarta feira 24 de junho a primeira reunião do fórum das universidades estaduais, com participação garantida dos três setores da UERJ e da UENF. 
Ainda no plano externo, conseguimos trazer a comissão de educação à UENF e apresentamos as nossas demandas. Os membros da Comissão de Educação se comprometeram a trabalhar para a resolução dos problemas apresentados e para tal seria marcada uma reunião com o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani. Gostaríamos de apontar que também fomos visitados pelo deputado Papinha, obtendo, também dele, o compromisso de trabalhar em prol das reivindicações apresentadas. O deputado Papinha se apresentou como um interlocutor com o governo, fechando o compromisso de marcar uma reunião de trabalho com o secretário de Ciência e Tecnologia.  

Para finalizar o fortalecimento externo do movimento, fizemos uma visita à ALERJ e  Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na ALERJ entregamos oficialmente as nossas demandas à comissão de educação, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, e no Gabinete do Deputado Geraldo Pudim, primeiro secretário da ALERJ. Em encontro rápido com o Deputado Pudim, arrancamos o compromisso para que seja realizada uma reunião com a Secretaria de Planejamento e Gestão. Nessa reunião iremos apresentar todas as demandas, em especial aquelas que podem ser resolvidas de forma imediata, “com uma canetada”, como o são a manutenção integral e a majoração do auxílio alimentação e o pagamento do percentual de insalubridade para os que recebem um valor fixo e para aqueles que, embora tenham sido periciados, ainda não recebem o adicional de insalubridade.

Na SECTI, protocolamos o documento com as demandas em conjunto das três associações da UENF (ADUENF, DCE, SINTUPERJ/UENF) e solicitamos uma reunião de trabalho com o Secretário Gustavo Tutuca, enfatizando que a mesma marcará o início do processo de negociação com o governo do estado Rio de Janeiro no ano de 2015. Posteriormente fomos informados, via secretaria no dia 12 de junho, que assim que o secretário voltasse de viagem seria marcada a reunião de trabalho. Estamos atualmente aguardando o agendamento desta reunião.

3- Defesa dos auxílio alimentação: Cumprindo o decidido na assembleia, acionamos o advogado da ADUENF para fazer o pedido via judiciário. O processo foi aberto para complementar o Mandado de Segurança que o Sintuperj tinha impetrado. Estamos no aguardo do Julgamento. Entretanto, temos conhecimento de que o mandato de segurança do Sintuperj/UERJ foi julgado de forma favorável, e que o parecer está referenciado a beneficiar todo os servidores de forma geral. Estamos no aguardo da cópia para anexar ao nosso processo.

4- Insalubridade: Além do caminho político, estamos impetrando um processo na justiça, utilizando um professor do quadro como referência. 

5- Publicação de uma edição do jornal da ADUENF: Estamos com os artigos prontos à espera do desenhista, para a realização da charge, e do editor que vai montar o jornal.

6- Realização da Festa Junina. A Festa acontecerá no dia 27 de junho!

Diante do exposto, convocamos todos os associados a continuarem apoiando o trabalho da ADUENF em prol de nossos direitos coletivos. Esse apoio é essencial para conseguirmos pressionar o governo do Rio de Janeiro num contexto de profunda crise financeira.

Campos dos Goytacazes, 16 de Junho de 2016. 

DIRETORIA DA ADUENF
Gestão 2015-2017

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

ADUENF requer abertura de sindicância para apurar denúncia de assédio na UENF

Comunidade universitária faz manifestação em defesa da Uenf na Alerj