Roda de conversa no CBB/UENF: financiamento das universidades públicas e a PEC da cobrança de anuidades


A quarta roda de conversa realizada na manhã desta 3a. feira (07/11) reuniu novamente um público bastante disposto a debater os problemas que hoje afetam o financiamento das universidades públicas brasileiras, em especial as universidades estaduais do Rio de Janeiro.

Um dos aspectos abordados pelo Prof. Marcos Pedlowski  em sua provocação inicial foi a falácia que está por detrás da adoção de um modelo de financiamento similar ao praticados pelas universidades norte-americanas, onde a cobrança de anuidades representa uma parcela significativa dos orçamentos.  Nesse sentido, um dos aspectos omitidos pelos defensores da cobrança de anuidades é que atualmente as dívidas dos estudantes das universidades públicas norte-americanas com o crédito educativo já ultrapassaram o valor de US$ 1,5 trilhão.

Nesse sentido, a adoção dessa forma de financiamento representaria o fechamento de oportunidades para jovens oriundos das classes menos abastadas que não teriam como financiar seus estudos na hipótese da cobrança de anuidades.  O fato do deputado federal Andres Sanchez (PT/RJ) ter apresentado um Projeto de Emenda Constitucional (a PEC 366/17) para permitir a cobrança de anuidades sinaliza que a discussão para barrar este retrocesso é urgente.

Abaixo postamos a apresentação do Prof. Marcos Pedlowski para quem desejar conhecer o conteúdo da mesma.




Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos