ADUENF divulga nota sobre intervenção do governo Temer no Rio de Janeiro



NOTA DE REPÚDIO À INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO DE JANEIRO


A ADUENF tem acompanhado com preocupação as notícias e denúncias relacionadas à intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. A despeito das alegações tomadas em reação aos problemas de segurança pública na Capital, o espetáculo midiático da ocupação militar das favelas cariocas busca desviar a atenção de uma outra realidade: o fracasso da contrarreforma da previdência de Michel Temer e a falência e desmoralização dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal. Os dois últimos – que se nomeiem os responsáveis– representados pelas figuras do governador Pezão e do prefeito Crivella.

O emprego das Forças Armadas na capital do Estado tem sido realizado desde a ECO-92, passando pela ocupação do Complexo da Maré e do Alemão, e em todas essas situações se revelou uma falsa solução para o sério e real problema da violência. Ao contrário, é uma estratégia autoritária que tem se revelado tanto ineficaz no combate à criminalidade quanto inadequada no que diz respeito à distribuição de atribuições dentro da estrutura do estado de direito.

As declarações do Ministro da Defesa Raul Jungmann sobre a necessidade de expedição de mandados de busca e apreensão coletivos territorialmente referenciados é inconstitucional e implica um absoluto desrespeito a um dos direitos fundamentais mais elementares: a inviolabilidade do domicílio, que deve ser garantido a todos e todas, independentemente de classe social, cor ou credo.

As recentes declarações do comandante do Exército Eduardo Vilas-Boas sobre a necessidade de salvaguardas para garantir a livre atuação das forças armadas sem o risco de uma nova comissão da verdade nos assustam com a possibilidade de ocorram novas torturas, mortes e desaparecimentos, tais quais praticadas no regime de 1964 e nunca verdadeiramente abolidas das favelas e periferias do país.

O medo da violência não pode justificar essa drástica medida que reafirma o estado de exceção em que o país se encontra e as violações de direitos fundamentais já registradas na Zona Oeste da Capital fluminense e que tem sido amplamente divulgadas.

A ADUENF exprime seu repúdio a uma medida que não apenas tende a ser ineficaz como também ameaçadora às instituições democráticas duramente construídas e à integridade física e moral da população pobre e negra.

Campos dos Goytacazes, 07 de Março de 2018.

DIRETORIA DA ADUENF



Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos