Propaganda Enganosa

O governador Sérgio Cabral está gastando R$ 180 milhões numa milionária campanha publicitária para divulgar seus supostos feitos à frente do governo do estado do Rio de Janeiro. Além desta campanha configurar o que se convenciona chamar de campanha eleitoral antecipada, tudo o que está aparecendo nos meios de comunicação são versões fantasiosas que não resistem a um exame mínimo da realidade. Aliás, basta chover com mais intensidade, que a fantasia se rasgou sob os escombros das populações esquecidas pela administração estadual.

Além disso, em sua eterna empáfia, o governador Cabral segue se recusando a iniciar uma necessária reposição salarial para o funcionalismo fluminense que hoje ostenta os piores salários dentro da federação. E o pior é que sequer aceita receber as lideranças sindicais para estabelecer qualquer tipo de canal de diálogo. A receita deste governador para o funcionalismo estadual tem sido uma mistura concentrada de soberba e arrogância. Para complicar a situação ainda mais, o governo Cabral vem terceirizando a valores milionários uma série de serviços que custariam mais barato e seriam de melhor qualidade se fossem realizados por servidores concursados.

No caso da UENF e da UERJ, a dinâmica do governo Cabral tem sido continuar a prática herdada dos dois governos da família Garotinho, com o favorecimento de terceirizações, realização de obras caras e de qualidade duvidosa, e da imposição de uma asfixia financeira sobre as atividades fim das duas universidades. No caso da UERJ, existe inclusive uma tentativa em curso de privatizar o Hospital Universitário Pedro Ernesto. Já na UENF, a falta de insumos básicos para a realização de aulas práticas vem sendo coberta pelo uso de recursos de projetos de pesquisa dos docentes, o que configura a política do cobertor curto.

É por essas e outras que essa campanha publicitária não passa de propaganda enganosa. Repetindo a nota que Cabral um dia atribuiu a Anthony Garotinho, dizemos que seu governo merece a mesma nota. E não será o desperdício milhões de reais de dinheiro público que irá mudar essa triste realidade. Governador Cabral, a nota para o seu governo é Zero!

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos