Declaração do Presidente da ADUENF sobre os últimos acontecimentos da luta salarial


Desculpem-me mas, desta vez, gostaria de fazer o comentário no meu nome e não referenciando toda a diretoria da ADUENF. Primeiramente gostaria de parabenizar a toda a comunidade UENFIANA, em especial aos estudantes, aos membros da diretoria da ADUENF e todos os professores que participaram das atividades realizadas nesta 4ª. Feira. Se hoje temos algo a festejar é o trabalho preparatório que foi realizado pela ADUENF e pelo DCE, além, logicamente, da forma em que os professores e alunos se integraram às atividades planejadas pelas duas entidades. Ontem foi um dia, sem lugar nenhuma a dúvida, que ficará marcado na história desta nossa querida UENF. Quem não participou que se contente com os, sempre incompletos, comentários da imprensa e da diretoria da ADUENF, pois a realidade é sempre mais rica e imparcial do que conseguimos concretizar em poucas letras.

Iniciamos o dia de ontem com uma panfletagem na entrada da universidade, onde chamamos para o ato que aconteceria na quadra; que acabou se transformando numa reunião comunitária que discutiu a realidade e futuro do atual movimento de reivindicações. Para mim foi extremamente reconfortante ver a maturidade e respeito apresentados por quase todos os participantes. O clima reinante foi de construtivo, sem ameaças e ameno, mas firme e com total respeito entre duas categorias que querem o mesmo resultado. Entretanto, ficou clara a existência de divergências no tocante à forma de luta a ser escolhida para continuar o movimento, mais especificamente falando, a Greve. Várias coisas ficaram claras. A primeira delas foi que os estudantes apoiam o pagamento dos 65 % pela dedicação exclusiva. Segundo, que está bem clara a falta de negociação do governo Cabral como principal responsável pelo movimento atual da UENF. Também ficaram claros os motivos que levam aos professores a se sentirem desconfiados em relação ao futuro das negociações. Outro elemento que ficou esclarecido é de que não existe nenhuma relação entre a política de distribuição dos royalties do petróleo e o pagamento da DE. Ainda em relação a esta reunião, ficou claro que não existem diferenças conceituais entre os objetivos da UENF e do DCE. Há ainda que ser salientado que os professores reconheceram a ampla mobilização dos estudantes. Entretanto, os estudantes deixaram claro que não querem greve e apontaram de forma firme, sem ameaças, as consequências que a greve traz para eles neste momento. 

Embora não tenha havido nenhuma votação, ficou marcado um ato para o dia 4/12, onde estudantes e professores aproveitarão a paralisação que foi aprovada na última assembleia da ADUENF para fazer um protesto no Rio de Janeiro, em lugar ainda a ser determinado. Paralelamente, a diretoria da ADUENF deverá marcar uma nova assembleia da ADUENF para o dia 05/12, provavelmente no horário das 10 horas, para avaliarmos os próximos passos da nossa campanha salarial.

Ainda no dia de ontem na parte da tarde, realizamos dois atos; um na Praça São Salvador e outro na BR-101, pois por respeito às informações já veiculadas pela ADUENF entendemos que seria impossível desmarcar a panfletagem no Centro, pois nem todos os professores que participariam a tarde estavam na reunião da manhã. Mas também entendemos que seria fundamental estar ao lado dos nossos estudantes que decidiram fechar a BR-101 para exigir a efetiva abertura das negociações pelo governo do Rio de Janeiro

Iniciamos o showmício na Praça São Salvador às 15:30 com a participação dos "grevemente feridos" e aproveitamos para distribuir um panfleto com perguntas e resposta sobre a situação de crise que hoje envolve a UENF. Mais uma vez fomos muito bem acolhidos pela população de Campos. Às 16:00, todos os professores presentes, após acordo no local, se dirigiram ao Shopping Estrada. O que aconteceu ali foi realmente impressionante Mais de 300 pessoas estavam presentes o fechamento da BR-101, incluindo representantes da ADUENF e do DCE, apoio quase total dos motoristas. È importante frisar que não houve qualquer tipo de altercação nem falta de respeito com o movimento, Provavelmente isto se deu porque tudo foi muito bem organizado, onde a cada 10 minutos liberávamos uma das pistas. O fato é que TODOS OS PRESENTES DERAM UM SHOW DE ORGANIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Mais uma vez quem não foi PERDEU UMA ÓTIMA OCASIÃO DE VER COMO SE FAZ UM MOVIMENTO NA PRÁTICA. Os vídeos e fotos estão na internet... Não tenho dúvida em dizer que o fechamento da BR-101, por mais de uma hora, foi uma belíssima resposta à velocidade de tartaruga com que o governo de estado está "negociando" nossas demandas. 

Mas o nosso movimento em defesa dos nossos salários e da UENF não vai parar. O próximo capítulo será na terça-feira (04/12). Aproveito para convidar a todos para que deixem seus nomes na secretária da ADUENF para que possamos decidir quantos veículos serão alugados.



A hora de lutar é essa! Pelo pagamento da D.E.! 
A UENF unida, jamais será vencida!


Campos dos Goytacazes, 29 de Outubro de 2012.

Raul Palacio, Professor da UENF
Presidente da ADUENF

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos