Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2012
Imagem
AGENDA DE ATIVIDADES DO COMANDO DE GREVE DA ADUENF



30 de Agosto - visita do Comando de Greve ao campus avançado de Macaé.
31 de Agosto (6a. feira) - Panfletagem na Avenida Pelinca a partir das 17:00 horas 04 de Setembro (3a. feira)- Dia do envio massiva de mensagens para os deputados estaduais cobrando uma ação pronta para resolver os problemas da UENF. 07 de Setembro - Participação nas atividades do Grito dos Excluídos

Participe e apoie a luta dos professores da UENF!
COMANDO DE GREVE DA ADUENF
Imagem
UERJ FAZ ATO DE DESAGRAVO AOS ESTUDANTES QUE FORAM ATACADOS PELO BATALHÃO DE CHOQUE DENTRO DO CAMPUS MARACANÃ

Imagem
AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ LOTA AUDITÓRIO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF E APONTA CAMINHOS PARA A GREVE
Frente a um auditório completamente lotado, representantes da Reitoria, da ADUENF, do SINTUPERJ/UENF e do Diretório Central dos Estudantes teceram uma série de considerações sobre a grave situação em que a UENF se encontra neste momento. E as manifestações dos presentes não se ativeram apenas às questões salariais de professores e servidores, mas alcançaram também o problema da falta de recursos que, entre outras coisas, dificulta a permanência dos estudantes dentro da universidade.
O deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj, indicou seu compromisso com as questões mais estratégicas para a Educação do estado do Rio de Janeiro. Na questão da UENF, Comte Bittencourt marcou sua fala por condicionar as propostas de expansão que o governo Cabral deseja a um correto processo de financiamento. Comte afirmou que não parece lógico querer a expans…
Imagem
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA UENF!


Data: 29/08/2012


Hora: 10h
Local:  Avenida Alberto Lamego, 2000- Parque Califórnia – Campos dos Goytacazes
Imagem
REVISTA SOMOS ASSIM PUBLICA ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA ADUENF SOBRE AS  GREVE NA UENF E A INDIFERENÇA DO GOVERNO CABRAL FRENTE ÀS SUAS CAUSAS

Imagem
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA NA UENF PARA DISCUTIR GREVE DE PROFESSORES E SERVIDORES


A Comissão de Educação da Assembléia, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), estará realizando audiência na próxima quarta-feira (29/08), na Universidade do Estado do Norte Fluminense (UENF), em Campos.


A Comissão vai debater a pauta de reivindicações dos profissionais da UENF, que estão em greve desde o início do mês.

“Nossa visita à UENF tem por objetivo atender a uma solicitação dos profissionais dessa universidade que encontra-se em greve. Debater a pauta reivindicatória é a contribuição que a Comissão pode dar para restabelecer a atividade acadêmica”, afirma Comte.
Data: 29/08/2012
Hora: 10h
Local:  Avenida Alberto Lamego, 2000- Parque Califórnia – Campos dos Goytacazes
Imagem
A UENF ESTÁ EM GREVE? A CULPA É DO CABRAL!
Em um dia em que o campus Leonel Brizola deveria estar fervilhando com o reinício das aulas, o que se viu hoje foi o mais completo silêncio. O problema é que forçados pelo descaso e a indiferença do governo do Rio de Janeiro, professores e servidores resolveram cruzar os braços até que o governo Sérgio Cabral aceite iniciar uma discussão séria sobre os graves problemas salariais e de custeio que afligem a UENF neste momento.
Como no caso da UERJ, a palavra de ordem na UENF é: NEGOCIA, CABRAL!




Imagem
SERVIDORES DA UENF VÃO AO CENTRO DE CAMPOS EXPLICAR A GREVE
Na manhã deste sábado um conjunto formado por professores e servidores da UENF esteve nas ruas do centro de Campos para explicar a greve em curso na instituição e pedir o apoio da população à luta por melhores salários e mais verbas para as universidades estaduais fluminenses.
A recepção dada pela população foi mais uma vez de apoio entusiástico e de clara indignação pelo tratamento indigno que o governo Sérgio Cabral dispensa a uma das melhores universidades brasileiras.
Esta tipo de interação vai ser repetida já que só conscientizando a população sobre a real situação por que passam as universidades  estaduais é que conseguiremos fazer o governo Cabral negociar.





Imagem
NOTA DE REPÚDIO DO COMANDO DE GREVE DA ADUENF À VIOLÊNCIA COMETIDA PELO BATALHÃO DE CHOQUE NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



Lamentavelmente no dia de ontem (23 de Agosto), o governo do estado do Rio de Janeiro enviou a tropa de choque da Polícia Militar para o interior do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante esta ação violenta e descabida, bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo foram atiradas contra os estudantes e funcionários da nossa querida UERJ. Essa profanação do espaço universitário teve como justificativa a repressão de uma passeata dos estudantes na região do entorno da UNIVERSIDADE. Essa é a forma com que o governador Sérgio Cabral negocia com as categorias, categorias estas que sistematicamente têm colocado, de forma pacífica, as suas reclamações.
O Comando de Greve da ADUENF vem a público para prestar solidariedade para com os nossos colegas da UERJ e para repudiar de forma contundente este comportamento lamentável e ditatoria…
Imagem
COMANDOS DE GREVE DA ADUENF E DO SINTUPERJ/UENF ENVIAM CORRESPONDÊNCIA CONJUNTA AO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL




Ao Exmo Governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Cabral Filho
Exmo senhor governador,             Servimo-nos da presente para informar a vossa excelência que, com base nas decisões das assembleias gerais da ADUENF e Sintuperj/UENF, os servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro encontram-se EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO. Além de informar a situação de greve, queremos ainda aproveitar para solicitar que vossa excelência intervenha para alcançar soluções que nos permitam encerrar este movimento o mais rapidamente possível, visto que o uso do instrumento da greve não é de interesse dos docentes e funcionários da UENF, mas seu uso atual é legitimo e legal, especialmente em face da persistência falta de resolução dos graves problemas salariais causados por uma corrosão de mais de 90% apenas na última década. Lembramos que esta corrosão salarial hoje causa…
Imagem
ANDRÉ CORREA, LÍDER DO PMDB DA ALERJ, MANDA PROFESSORES DA UENF CONTINUAREM EM GREVE

Na tarde desta 3a. feira(21/08) o presidente da ADUENF, o Prof. Raúl Palácio, teve um encontro conjunto com o líder do PMDB na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado André Correa (PSD). E qual foi a mensagem do líder do PMDB? Correa informou literalmente que para os professores da UENF não há qualquer proposta do governo, e disse ainda para que continuem em greve.
Em tempo. Para os professores da UERJ, André Correa informou existir uma proposta do governo Sérgio Cabral.  No entanto, Correa informou que esta proposta só será informada após o término da greve que está ocorrendo na UERJ.
Em suma, o líder do PMDB na ALERJ parece pouco se importar com o caos instalado nas universidades estaduais fluminenses. 
Mais informações sobre esta declaração estapafúrdia de André Correia amanhã aqui no blog.
Imagem
PROFESSORES DA UENF PARTICIPARÃO DE VIGÍLIA DA UERJ NA FRENTE DA ALERJ!
Nesta 3a. feira a comunidade da UERJ estará realizando uma vigília pela negociação em frente da Alerj a partir das 17 horas.
A diretoria da ADUENF estará lá com um grupo de professores da UENF para se solidarizar com os grevistas da UERJ, pois a luta em defesa de melhores salários e condições plenas de funcionamento das universidades estaduais fluminenses é um objetivo comum.
Apoie e divulgue a luta das universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro!



Imagem
ADUENF PROMOVE PANFLETAGEM NO CALÇADÃO DE CAMPOS NO PRÓXIMO SÁBADO (25/08) PARA DIVULGAR A GREVE DOS PROFESSORES


Neste próximo sábado,dia 25.08., haverá a ADUENF realizará uma panfletagem no centro de Campos a partir das 09:30 da manhã para divulgar as razões da greve inciada no dia 10/08 pelos professores.
Durante a atividade também serão distrbuídas 25 doses da vacina anti-rábica para cães e gatos
Compareça e fortaleça a luta em defesa da UENF!
Imagem
COMUNICADO DA DIRETORIA DA ADUENF NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE 19 ANOS DA UENF: A NOSSA LUTA É PARA PRESERVAR O MODELO DE EXCELÊNCIA CRIADO POR DARCY RIBEIRO!


A diretoria da ADUENF vem a público prestar contas do trabalho realizado nas últimas duas semanas. Durante este período participamos de duas atividades na ALERJ, em conjunto com os professores e técnicos da UERJ. Nestas atividades aproveitamos para apresentar, mais uma vez, a nossa pauta de reivindicações. Assim sendo, protocolamos duas cartas, uma na SECT e outra na Reitoria da UENF cujo intuito era informar a estes órgãos a nossa decisão de iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 de Agosto, bem como apresentar a nossa pauta de reivindicações. 
Gostaríamos de esclarecer que esta duas cartas se somam às várias missivas que já havíamos enviado para diferentes órgãos do governo estadual, deixando bem claro quais são OS NOSSOS PONTOS DE PAUTA. Neste sentido gostaríamos de chamar especial atenção para os documentos pr…
Imagem
SUCESSO DE PANFLETAGEM MOSTRA QUE A POPULAÇÃO DE CAMPOS ENTENDE AS RAZÕES DOS PROFESSORES DA UENF PARA ENTRAR EM GREVE
A ótima recepção dada pela população que recebeu o material distribuído pelos professores da UENF para explicar a razão da greve que começou nesta 6a. feira  é uma prova de que há um entendimento acerca do papel jogado pelo governo Cabral na deflagração deste processo. 
Ao longo de mais de duas horas e milhares de panfletos distribuídos, os professores presentes na atividade puderem dialogar com populares e receber múltiplas manifestações de simpatia. Isto sinaliza que o desgaste que ocorrerá por causa da má vontade do governo em negociar de forma sincera com os sindicatos que representam os servidores da UENF terá um custo ao governador Sérgio Cabral.
Mas mais do que isto, a boa recepção motivou ainda mais os professores que participaram da atividade para realizar novas panfletagens em diferentes pontos da cidade de Campos. 
A hora de lutar pela sustentação do projeto de…
Imagem
PROFESSORES DA UENF FARÃO PANFLETAGEM NA PELINCA PARA DIVULGAR E EXPLICAR OS MOTIVOS DA GREVE INICIADA NESTA 6A. FEIRA


Os professores da UENF realizarão uma panfletagem na região da Pelinca neste sábado(11/08) a partir das 16:00 horas.  O objetivo desta atividade é divulgar a razão da decisão de iniciar mais uma greve na UENF à beira do seu décimo-novo aniversário do início das atividades em Campos dos Goytacazes.
A diretoria da ADUENF avisa que o ponto de encontro será na calçada da agência do Banco do Brasil/Pelinca.

Participem e apoie a luta dos professores da UENF por melhores salários, condições dignas de trabalho e pelo correto financiamento das universidades estaduais do Rio de Janeiro!
Imagem
A GREVE CONTINUA NA UERJ E COMUNIDADE PROMOVE ATO PARA PRESSIONAR PELA ABERTURA DE NEGOCIAÇÕES! NEGOCIA CABRAL!

Imagem
DIRETORIA DA ADUENF PRESTA CONTAS DE ATIVIDADES PRÉ-GREVE REALIZADAS NA ALERJ!

No dia 01 de agosto, em cumprimento ao aprovado pela assembléia da ADUENF, seis professores participaram do ato de boas vindas aos parlamentares que retornavam do recesso parlamentar. É importante notar que a participação teve três momentos diferentes.
No primeiro momento, nas escadarias da Alerj, apresentamos uma retrospectiva de todas as ações que tínhamos realizado ao longo do último ano, e pontuamos a contínua falta de atenção do governo Cabral às nossas demandas, e o desfalque dos R$ 10 milhões do acordo feito pela Comissão de Educação com a presidência da Alerj para iniciar a remuneração do regime de Dedicação Exclusiva na UENF.  Para finalizar a nossa fala inicial, informamos aos presentes no ato sobre a decisão da assembléia da ADUENF de iniciar uma greve por tempo indeterminado no dia 10 de agosto. A noticia foi muito bem recebida pelos mais de 300 servidores públicos presentes no ato.  Gostaríamos …
Imagem
COMUNICADO DA DIRETORIA DA ADUENF SOBRE A DECISÃO DE DEFLAGRAR GREVE A PARTIR DO DIA 10 DE AGOSTO



A diretoria vem a público para informar que após uma ampla discussão, em assembléia chamada para o pleito, ficou democraticamente determinada a entrada de greve para o dia 10 de Agosto. Na assembléia, com a participação de quase 70 professores, ficou claro a indignação dos professores da UENF por serem os professores universitários com doutorado em regime de Dedicação exclusiva com piores vencimentos de todo Brasil, segundo artigos do Jornal Folha de São Paulo do dia 2 e 3 Julho. O clímax da indignação foi a informação que em Março de 2015 os nossos vencimentos representarão apenas 40 % do vencimento dos professores que estejam trabalhando no regime de Dedicação Exclusiva nas universidades federais. 
Gostaríamos de esclarecer que chegamos a esta decisão após um ano e meio de tentar abrir a negociação com o governo Cabral. Mais de 60 viagens à cidade do Rio de Janeiro, mais de 500 horas de…