ADUENF PARTICIPA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS PARA APOIAR MOVIMENTOS SOCIAIS QUE LUTAM PELOS DIREITOS DOS POBRES

A ADUENF esteve presente hoje na edição de 2012 do Grito dos Excluídos que ocorreu na cidade de Campos dos Goytacazes. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, pois é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no dia 7 de setembro para chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.  O Grito dos Excluídos não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças. 

Deste modo, apoiando de forma ativa este tipo de mobilização, a ADUENF não se restringe à divulgar suas próprias demandas mas busca demonstrar de forma mais clara o compromisso de seus associados pela criação de uma sociedade mais justa e democrática.

A única coisa a lamentar neste evento foi a posição da Prefeitura Municipal que só aceitou a entrada dos participantes do Grito dos Excluídos dentro do CEPOP e, mesmo assim, após a passagem de todas as outras entidades. A tentativa era esvaziar as dependências do CEPOP, mas muitos populares permaneceram e aplaudiram com entusiasmo a passagem dos manifestantes do Grito.  Este é um sinal de que o evento lançou sementes num terreno fértil para o avanço da organização sindical e comunitária no Norte Fluminense.







Postagens mais visitadas deste blog

Diretoria da ADUENF envia carta a Sérgio Cabral defendendo a manutenção do modelo de Darcy Ribeiro

Diretoria da ADUENF lança comunicado sobre ações tomadas para defender direitos ameaçados pelo governo Pezão

ADUENF envia carta ao reitor da UENF solicitando respeito ao direito dos estudantes