Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2013

Nota da diretoria da ADUENF sobre a audiência pública da Comissão de Educação na UENF

Imagem
A diretoria da ADUENF gostaria de agradecer aos Deputados da Comissão de Educação,especialmente os Deputados Comte Bittencourt e Marcelo Freixo, pela disponibilidade derealizar em Campos uma Audiência Pública para tratar de questões prementes para a UENF.
Agradecemos também a todos os colegas, Docentes, Técnicos e Estudantes, queparticiparam da Audiência. A presença e as manifestações de vocês foram de fundamentalimportância para que os deputados pudessem compreender melhor o momento por que passa aUniversidade.
As falas dos Deputados, ao final da Audiência, evidenciam que nosso clamor foi ouvido,ambos colocaram de maneira muito clara que: 1) É necessário reajustar nossos salários. 2) A discussão sobre o regime de trabalho deve ser desvinculada da questão salarial. Digno de nota foi o apelo para que a Universidade reflita melhor sobre decisões queafetarão sobremaneira o futuro da instituição, bem como a comparação da vinculação dasduas discussões (reajuste e regime de trabalho) com uma cor…

Sociedade Brasileira de Química divulga luta em defesa da DE na UENF

Imagem
Retrocesso ronda a UENF
Criada em 1993, a Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF) previa em seu projeto a contratação apenas de Professores Doutores em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Um acordo entre o Governo do Estado e setores da Universidade ameaça "flexibilizar" o regime de trabalho, para permitir a contratação de Docentes sem DE. 
Mais detalhes podem ser conhecidos na Carta Aberta divulgada pela diretoria da ADUENF, que pode ser acessada em: http://aduenf.blogspot.com.br/
Manifestações de solidariedade ou pedidos de informações podem ser enviados para aduenf@uenf.br
FONTE: http://boletim.sbq.org.br/noticias/n1055.php

Presidente da ADUENF renova convite para audiência pública da Comissão de Educação na UENF

Imagem
Amanhã teremos uma Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na UENF.
É muito importante participarmos desta audiência, para demonstrar nossa insatisfação com o fim da DE como único regime de trabalho dos docentes da UENF.
Aguardo todos no Centro de Convenções a partir das 10:00 h.

LUIS PASSONI Presidente da ADUENF

Diretoria da ADUENF lança carta aberta ao povo do Rio de Janeiro

Imagem
A diretoria da ADUENF acaba de produzir um documento político na forma de uma carta aberta ao povo do Rio de Janeiro para explicar a situação causada pela tentativa  da reitoria da UENF e do governo do Rio de Janeiro de impor uma modificação na estrutura acadêmica da instituição a guisa de resolver o problema da falta de pagamento do regime de Dedicação Exclusiva que hoje é cumprido por todos os docentes da instituição.
Este documento é para ser amplamente distribuído e discutido, pois os riscos que a proposta de desmanche da estrutura acadêmica criada por Darcy Ribeiro são grandes demais para serem ignorados.


Audiência Pública da Comissão de Educação da ALERJ na UENF

Imagem
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
                                           Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2013.

Na qualidade de Presidente da Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, dirijo-me a Vossa Senhoria para informar que esta comissão realizará uma audiência pública no campus da UENF, no dia 23 de agosto de 2013 (sexta-feira), às 10 horas.
A audiência tem por objetivo debater a pauta de reivindicações da comunidade acadêmica.
Atenciosamente,
COMTE BITTENCOURT


Estudantes e professores aproveitam reunião com a reitoria para apoiar campanha da ADUENF em defesa da D.E.

Imagem
A reunião chamada pela reitoria da UENF para explicar a sua posição pela quebra do regime de D.E. teve uma platéia participativa que não hesitou em mostrar o seu apoio à campanha da ADUENF em prol da manutenção do modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro.
As imagens abaixo devem ter abalado o reitor da UENF, Prof. Silvério Freitas, que além de não conseguir explicar a posição da sua administração pela quebra do modelo de Darcy Ribeiro, ainda começou a tentar desqualificar os que os criticavam. O gesto do reitor foi tão feio que ele acabou saindo do Centro de Convenções debaixo de uma sonora vaia.
Enquanto isso, o presidente da ADUENF que teve a fala inicialmente proibida pode falar por solicitação de um estudante. Graças a isso, o professor Passoni finalmente pode, informar que as afirmações da reitoria, inclusive na reunião do Conselho Universitário que aprovou a minuta de quebra do regime de DE,  de que a ADUENF compactuou com a negociação feita com o governo do estado são inverídica…

Diretoria da ADUENF envia carta a Sérgio Cabral defendendo a manutenção do modelo de Darcy Ribeiro

Imagem
A diretoria da ADUENF enviou correspondência no dia de hoje ao governador Sérgio Cabral informando a disposição de aceitar o pagamento do regime de Dedicação Exclusiva na forma de um adicional.
A carta também reafirmou a posição dos associados da ADUENF de que a entidade não concorda com a tentativa do governo de modificar o regime de trabalho dos docentes da UENF. Nesse quesito, a carta da ADUENF ratifica a regra pétrea da fundação da UENF que determina que todos os docentes atuando na instituição sejam doutores trabalhando em regime de Dedicação Exclusiva.
Veja a carta enviada ao governador Sérgio Cabral logo abaixo.


Finalmente, esta correspondência desmantela a versão fantasiosa da reitoria da UENF que indicava haver algum tipo de acordo envolvendo a ADUENF no sentido de quebrar o regime de Dedicação Exclusiva na UENF. 
Agora não apenas Sérgio Cabral foi informado, mas também os secretários de Ciência e Tecnologia e de Planejamento e Gestão de qual é efetivamente a posição da ADUENF em…

ADUENF lança adesivo da campanha em defesa da D.E.

Imagem
A diretoria da ADUENF iniciou a distribuição de adesivos para massificar a campanha "#Fim da D.E. Isso não me representa". 
Quem desejar ter um basta comparecer na sede da ADUENF que fica na sala 210 do P-5, onde fica também localizada a reitoria da UENF.
Abaixo a versão digital para quem quiser baixar e distribuir nas redes sociais como Twitter e Facebook, e também na blogosfera.
Apoie a luta em defesa da UENF de Darcy Ribeiro. Não se mexe com eterno!

ANDES, sindicato nacional dos docentes, lança moção de repúdio contra reitoria da UENF e SEPLAG

Imagem
A secretaria regional do Rio de Janeiro do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), do qual a ADUENF é uma seção sindical, emitiu hoje uma moção de repúdio às ações da reitoria para flexibilizar dos docentes da UENF. 
A moção aponta que essa ação da reitoria da UENF atinge "letalmente o projeto de uma universidade de qualidade e socialmente referenciada, em particular a Universidade pensada e criada no Norte Fluminense."
A secretaria regional do ANDES-SN afirma ainda que "quando a reitoria compra a ideia da SEPLAG de flexibilização da DE, além de desrespeitar a cláusula pétrea da autonomia universitária, se curva ao projeto do governo estadual de desresponsabilização dos serviços público e sua consequente privatização."
A nota lembra ainda que "os docentes da UENF, assim como de todas outras Universidades estaduais, já contabilizam uma perda salarial média de 86,76%, que juntamente com o contínuo processo de precarização das…

DCE/UENF realiza manifestação em defesa da DE e de demandas do movimento estudantil

Imagem
Estudantes liderados pelo "Diretório Central dos Estudantes Apolônio de Carvalho" realizou uma manifestação política na tarde desta 4a. feira no campus Leonel Brizola da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Convocados pelo DCE/UENF com o lema "Apitaço #NaoEsoPelaDEuenf", os estudantes partiram do Hospital Veterinário e entraram dentro das instalações da reitoria da UENF, onde tentaram ser recebidos, sem sucesso, pelo professor Silvério de Paiva Freitas.
Mas ao longo do trajeto os estudantes deixaram claro não apenas a inconformidade com fim do regime de Dedicação Exclusiva dos docentes, mas também com a situação da assistência estudantil, especialmente no tocante às intermináveis obras do restaurante universitário e à falta de moradia estudantil.
Sob o coro de "reitoria, que papelão, UENF 20 horas vai virar um escolão", os estudantes permaneceram pacificamente dentro das instalações da reitoria, e saíram de lá com a promessa de que o reitor organizará…

Gelsimar Gonzaga, prefeito de Itaocara, declara apoio à campanha da ADUENF em defesa da DE

Imagem
Em visita à UENF para proferir palestra a convite do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, o prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga (PSOL) aderiu à campanha "#Fim da DE. Isso não me representa". 
Além disso, Gelsimar Gonzaga se colocou à disposição para participar da luta em defesa da D.E.. Segundo ele, não apenas como chefe do executivo municipal, mas também como sindicalista, a defesa da UENF é uma posição a ser abraçada por todos os que se preocupam com o futuro da região Noroeste Fluminense.
Abaixo as imagens de Gelsimar Gonzaga apoiando a campanha da ADUENF.


Quem também quiser apoiar a defesa da D.E. para todos os docentes da UENF, pode enviar mensagem para aduenf@gmail.com.

Estudantes da UENF em mobilização alertam: não é só pelo fim da DE

Imagem
Abaixo segue um vídeo produzido por estudantes da UENF para mostrar sua inconformidade com a tentativa da reitoria de quebrar o modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro. 
Mas os estudantes alertam que estão se mobilizando para defender também uma série de melhorias no funcionamento cotidiano da UENF que se encontra sob grave esgarçamento em função da asfixia financeira que estão sendo imposto pelo governo de Sérgio Cabral.
A ADUENF não apenas posta essa vídeo, mas como reafirma que nossa luta, como a dos estudantes, não é só contra o fim da DE, mas pela defesa de uma universidade que esteja à altura da missão determinada pelo professor Darcy Ribeiro.
E como em outros momentos históricos, a unidade da comunidade universitária da UENF vai impedir qualquer tentativa de retrocesso.
Unidos somos definitivamente mais fortes!

Professor da UFF/Campos envia charge contra o fim da D.E. na UENF

Imagem
o Professor  de Ciência Política da UFF/Campos,  Márcio Malta que também é um prolífico cartunista enviou sua mensagem em apoio à campanha da ADUENF em defesa do regime de Dedicação Exclusiva  na UENF usando suas habilidades artísticas.  
Abaixo vai a contribuição do professor e cartunista  Nico.

Quem quiser apoiar a campanha da ADUENF em defesa do modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro para a UENF, pode enviar imagens e mensagens de apoio para aduenf@gmail.com.

Mensagem contra o fim da DE na UENF vem do Porto de Santos

Imagem
A campanha da ADUENF contra o fim da D.E. na UENF vem ganhando apoios em diferentes partes do Brasil.  Abaixo seguem imagens enviadas por Rafael e Leonel Pedlowski, respectivamente, sobrinho e irmão do professor Marcos Pedlowski do Centro de Ciências do Homem para demonstrar seu apoio à manutenção do regime de Dedicação Exclusiva para todos os docentes da UENF.
Essas imagens foram obtidas no Porto de Santos onde Rafael e Leonel Pedlowski atuam profissionalmente.


Quem quiser apoiar a campanha da ADUENF em defesa do modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro para a UENF, pode enviar imagens e mensagens de apoio para aduenf@gmail.com.

Bióloga formada pela UENF envia imagens de apoio à luta em defesa da DE

Imagem
Meu nome é Laíssa Miranda, sou formada em ciências biológicas pela Universidade Estadual Norte Fluminense-DARCY RIBEIRO, fiz parte do Movimento Estudantil desde 2008e o fim da DE definitivamente NÃO me representa. 


A segunda foto é da Assembleia Estudantil na época do acampamento na reitoria em 2008. A pauta de revindicações do Movimento Estudantil da UENF na época era:
Construção do Restaurante Universitário (bandejão) Construção do Alojamento Estudantil Equiparação das bolsas ao salário mínimo Transparência e agilidade nos diversos processos administrativos Paridade Eleitoral e nas Instâncias Deliberativas  A terceira foto é da reportagem sobre o fechamento da BR 101 na mesma época do acampamento.
E a luta continua!






Darcy Ribeiro e a "Universidade do 3º Milênio

Imagem
Artigo publicado na Folha da Manhã deste sábado 3/08/2013 versão adaptada

Por Sérgio de Azevedo
O projeto de Darcy Ribeiro teve como objetivo criar condições inovadoras para que a UENF se transformasse, ao longo do tempo, em uma “Universidade do 3º Milênio”. Tratava-se de criar uma Universidade estadual de médio porte altamente sofisticada que tivesse para o Estado do Rio de Janeiro o papel relevante que a Universidade de Campinas teve para São Paulo. 
O modelo de Darcy Ribeiro pode ser entendido, de forma simplificada, através de quatro principais tripés: 1) uma forte ênfase na pesquisa, por isso inicialmente foram instalados cursos de pós-graduação e investimento pesados em equipamentos e métodos que possibilitasse pesquisas básicas de ponta. 2) como forma de possibilitar maior sinergia entre os pesquisadores rompeu-se com a estrutura dominante de “Departamentos” - que agrupavam profissionais da mesma área - para a de “Laboratórios” temáticos capazes de envolver pesquisadores de difere…

Estudante da Biologia da UENF envia mensagem de apoio à luta em defesa da DE

Imagem
O estudante Daniel Leonardo, do curso EAD de Ciências Biológicas da UENF, enviou a imagem abaixo para expressar o seu apoio total à luta dos professes em defesa da D.E.


Quem também quiser enviar uma mensagem de apoio, basta encaminhar o material para aduenf@gmail.com. 
A luta em defesa do modelo Darcy Ribeiro para a UENF é de todos. Participe!

Professor do LTA/CCTA envia mensagem de apoio à campanha em defesa da D.E.

Imagem
O professor Eder Dutra de Resende, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos do CCTA/UENF, também enviou uma mensagem de apoio à campanha da ADUENF em defesa da D.E. na UENF. 
Eis a mensagem do Prof. Eder Dutra de Resende: 
Receio pelos graves problemas de precarização da Uenf. 
#Fim da DE: isso não me representa!


Mensagens de apoio a essa campanha em defesa da D.E. na UENF podem ser enviadas para aduenf@gmail.com.

Professora do LSA/CCTA envia mensagem de apoio à campanha em defesa da DE na UENF

Imagem
A Professora Sílvia Regina Ferreira Gonçalves Pereira do Setor de Virologia e Viroses – Laboratório de Sanidade Animal (LSA) do CCTA enviou uma imagem cheia de criatividade para expressar sua adesão à campanha da diretoria da ADUENF em defesa da Dedicação Exclusiva para todos os docentes da UENF.


Apoie a luta em defesa do modelo UENF criado por Darcy Ribeiro. Essa é uma luta de todos que querem um futuro melhor para a região Norte Fluminense.
Para enviar uma mensagem ou imagem de apoio, basta encaminhar para aduenf@gmail.com.

Professores e servidores do LESCE/CCH apoiam a campanha em defesa da DE na UENF

Imagem
O apoio à campanha criada pela ADUENF para defender o modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro para a UENF continua crescendo. Agora, foram professores e técnicos do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) da Centro de Ciências do Homem da UENF que enviaram uma imagem de apoio coletivo.

Quem também quiser entrar na luta em defesa da D.E. na UENF, pode enviar sua imagem para aduenf@gmail.com.
Unidos iremos impedir esse projeto de desmanche da UENF!

DCE/UENF lança nota política questionando ação anti-democrática da Reitoria da UENF na questão da quebra da DE

Imagem
O Diretório Central dos Estudantes "Apolônio Carvalho"  acaba de lançar uma nota política questionando a postura anti-democrática da reitoria visando impor uma precarização do regime de trabalho dos docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Segundo o que diz a nota do DCE/UENF "uma mudança tão radical no modelo institucional não pode acontecer  sem que haja participaçaõ de todos os segmentos da comunidade nessa disucssão". Além disso, a nota afirma que "a forma como a Reitoria impôs a minuta apenas demonstra a posição extremamente anti-democrática com que o assunto tem sido tratado".
Veja a nota completa do DCE Apolônio de Carvalho abaixo
Essa posição do DCE/UENF vai diretamente ao encontro da posição da diretoria da Associação de Docentes da UENF (ADUENF) que neste momento está realizando uma campanha em defesa do regime de trabalho dos docentes tal como estabelecido pelo Prof. Darcy Ribeiro que pensava que a UENF deverá ser construída e…

Estudante da UENF manifesta seu apoio à campanha da ADUENF em defesa da DE

Imagem
 Claudio Clemente, estudante do curso de Ciências Sociais e membro da atual diretoria do Diretório Central dos Estudantes "Apolônio de Carvalho" , enviou sua imagem de apoio à campanha da diretoria da ADUENF em defesa do modelo Darcy Ribeiro de professores doutores trabalhando em regime exclusiva n UENF.


Eis a declaração de Cláudio Clemente:
"Meu nome é Claudio, faço Ciências Sociais na UENF e também faço parte do DCE, o fim da D.E definitivamente não me representa !"
Quem quiser enviar imagens e declarações de apoio à luta em defesa da D.E. na UENF, o endereço para envio é aduenf@gmail.com.