Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2010

Secretário de Ciência e Tecnologia do RJ envia documento renovando compromisso com a negociação

Imagem
O Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, enviou documento à diretoria da ADUENF saudando a decisão dos professores da UENF de tornar às aulas, e renovou o compromisso com a retomada das negociações. A diretoria da ADUENF considera este documento significativo, e espera que com o fim do processo eleitoral, este compromisso saia do papel para as mesas de negociação. Afinal de contas, o voto de confiança dos professores da UENF requer do governo uma posição pró-ativa e positiva em relação aos problemas que causaram a greve, mormente a grave corrosão salarial que hoje implica numa perda média de 90% do salário nominal dos servidores da instituição.

GREVE SUSPENSA ATÉ AS ELEIÇÕES - Matéria Folha da Manhã

Imagem
Levando a termo o acordo feito com a SEPLAG e a SECT de suspender temporariamente a greve até que fique resolvida a questão eleitoral, os professores da UENF retornaram às suas atividades normais nesta segunda-feira (27/09). Agora é que se espera que na concretização da vitória quase certa do governador Sérgio Cabral em primeiro turno, os representantes do governo estadual cumpram a sua parte do acordo e iniciam imediatamente as negociações para resolver a grave crise que assola atualmente a UENF, e que compromete seu projeto de excelência de forma direta e inegável, mesmo para os representantes do governo Cabral. Do contrário, o que estamos tendo nesta voltas aulas é apenas, e exclusivamente, uma pausa momentânea na greve, o que seria totalmente prejudicial a todos os setores interessados no pleno funcionamento da UENF.

Uenf: aulas retomadas, mas estado de grave é mantido

Imagem
Aulas na Uenf retomadas hojeParadas depois de 42 dias, por conta da greve de professores, as aulas na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) serão retomadas nesta segunda-feira, 27. Porém, em seu blog, a Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), informou que encaminhou ofício às secretarias estaduais de Planejamento e de Ciência e Tecnologia, comunicando o retornos das aulas, e que o estado de greve — estipulado durante assembleia na semana passada — seguirá até o dia 20 de outubro. “A correspondência enviada aos secretários indicou ainda a expectativa de que o processo de negociação seja iniciado tão logo a legislação permite, e que a partir daí ocorram negociações acerca de todos os pontos de pauta que estão orientando a campanha salarial dos servidores da UENF desde meados de 2009”, informou a diretoria da associação em seu blog (http://aduenf.blogspot.com/).Cronograma – De acordo com a assessoria da universidade, o segundo semestre letivo seguirá até 11 de fevereiro de 2…

ASCOM/UENF INFORMA QUE AULAS COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A UENF retoma nesta segunda, 27/09/10, as aulas do segundo semestre letivo de 2010. As atividades se estenderão até 11/02/11. O cronograma prevê que o recesso de fim de ano será de 18/12/10 a 07/01/11, com reinício em 10/01/11. Estas datas valem para os 15 cursos presenciais de graduação e para os 13 programas de pós-graduação da Universidade. Fonte: ASCOM/UENF

DIRETORIA DA ADUENF ENVIA CORRESPONDÊNCIA AOS SECRETÁRIOS DA SEPLAG E DA SECT

Imagem
No dia de hoje (21/09), a diretoria da ADUENF enviou correspondência aos secretários Sérgio Ruy (SEPLAG) e Luiz Edmundo Horta (SECT), dando conta da interrupção do movimento de greve iniciado em 16 de Agosto de 2010. O ofício informou ainda aos secretários que até o dia 20 de Outubro, quando foi inicialmente estipulado durante a assembléia realizada no dia de ontem (20/09), os professores da UENF se manterão em ESTADO DE GREVE. A correspondência enviada aos secretários indicou ainda a expectativa de que o processo de negociação seja iniciado tão logo a legislação permite, e que a partir dai ocorram negociações acerca de todos os pontos de pauta que estão orientando a campanha salarial dos servidores da UENF desde meados de 2009. Finalmente, a diretoria da ADUENF entende que a suspensão da greve representa um gesto de boa vontade para com o governo Cabral, e é uma oportunidade de resolver de forma duradoura a grave corrosão salarial que hoje coloca em risco a continuidade do projeto uni…

GREVE É SUSPENSA COM BASE NA CARTA-COMPROMISSO DA SECT/SEPLAG

Imagem
A expectativa agora é que o governo Cabral aproveite esta pausa na greve para formular propostas que resolvam de forma objetiva a grave crise salarial que ameaça destruir o projeto acadêmico-pedagógico da UENF. Do contrário, a volta ao processo de greve será inevitável, com prejuízos acadêmicos para a UENF e políticos para o governo Cabral. Afinal de contas, todos sabem da importância que a população do norte-noroeste fluminense atribui à instituição idealizada por Darcy Ribeiro.

VOLTA ÀS AULAS A PARTIR DA 4a. FEIRA

A assembléia da ADUENF decidiu que as aulas poderão ser reiniciadas a partir da próxima 4a. feira (22/09), ficando a cargo dos professores a decisão de quando efetivamente retomarão a presença em sala de aula, visto que muitos alunos ainda terão de retornar a Campos para retomar suas atividades normais na UENF. A diretoria da ADUENF orienta a que os alunos entrem em contato com seus professores para verificar quando os mesmos irão retomar suas atividades didáticas. Finalmente, a prática histórica do movimento docente é garantir que toda o conteúdo dos cursos seja ministrado, o que deverá ser mantido no presente caso.

Assembléia da ADUENF aprova suspensão temporária da greve

Imagem
Em uma assembléia lotada, os professores aprovaram a suspensão da greve iniciada em 16 de Agosto de 2010, numa demonstração de boa vontade com o governo Cabral. A assembléia considerou a nota conjunta assinada pelos secretários Sérgio Ruy Barbosa (SEPLAG) e Luiz Edmundo Horta (SECT) como sendo uma manifestação suficiente para a suspensão do movimento de greve que paralisou todas as aulas de gradução e pós-graduação na UENF. Os presentes na assembléia aprovaram ainda a data de 20 de Outubro para a realização de uma nova assembléia que avaliará se será necessário voltar ou não à greve. Para tanto, a proposta aprovada manterá na prática os professores da UENF em estado de greve, podendo voltar à greve após aquela data caso não haja nenhuma evolução no processo de negociação acordado com os secretários da SECT e da SEPLAG. Agora a palavra está com o governo Cabral, e o que os professores esperam é que medidas objetivas sejam efetivamente adotadas para resolver a grave crise salarial que ve…

ASSEMBLÉIA PARA DECIDIR OS PRÓXIMOS PASSOS DO MOVIMENTO

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL DOS PROFESSORES HOJE: 20/09/2010 - SEGUNDA-FEIRA HORA: 15:00 LOCAL: AUDITÓRIO 01 DO P5 PAUTA - ANDAMENTO DA GREVE PROFESSOR: COMPAREÇA E PARTICIPE DO PROCESSO DECISÓRIO!

ANDES-SN MANIFESTA SOLIDARIEDADE Á GREVE NA UENF

Imagem
O ANDES-SN, sindicato nacional do qual a ADUENF é uma seção sindical, manifestou sua solidariedade à greve em curso na UENF. As ações tomadas pelo ANDES-SN para apoiar o nosso movimento têm sido fundamentais na sua publicização e fortalecimento político. A diretoria da ADUENF considera que esta aproximação com a direção do seu sindicato nacional num momento crucial da luta salarial desenvolvida pelos servidores da UENF é, sem dúvida, um dos primeiros saldos positivos da batalha que está sendo travada pelos servidores da instituição por melhores salários e condições dignas de trabalho.

Manifesto em Defesa da Educação Pública no Rio de Janeiro

Não é mais possível esperar ou ficar parado. Os índices do IDEB ou do ENEM apenas revelaram aquilo que os profissionais da educação e o conjunto da sociedade civil no Rio de Janeiro já sabem há tempos: os sucessivos governos que passaram pelo nosso estado e pelos diversos municípios fluminenses nas duas últimas décadas destruíram as condições para o exercício de uma educação pública de qualidade.Perdas salariais, falta de professores, salas superlotadas, grade curricular rebaixada, aplicação mínima de recursos em educação, absoluta falta de funcionários administrativos, superfaturamento de equipamentos, precarização do trabalho nas creches e na educação infantil, direções de escola indicadas por políticos ligados ao governo. O verdadeiro “rosário” de mazelas vivido pelas escolas públicas parece não ter fim. Apesar disso, professores e funcionários mantém as escolas funcionando e realizam o seu trabalho com o que resta de dignidade a uma categoria cada vez mais desmoralizada e desmotiv…

ANDES-SN ENVIA CARTA A SÉRGIO CABRAL APOIANDO AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DA UENF

Imagem
No dia 16 de Setembro, o ANDES-SN, sindicato nacional que representa os docentes de ensino superior de instituições públicas e privadas (e ao qual a ADUENF está vinculada como seção sindical) enviou uma carta ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, apoiando as reivindicações dos servidores da UENF que estão em greve desde o dia 16 de Agosto. O apoio político do ANDES-SN tem sido essencial para disseminar o conhecimento da greve na UENF e ofereceu uma importante base de apoio ao movimento de seus servidores. Neste sentido, o que se espera é que o governador Sérgio Cabral haja dentro dos marcos pleiteados pelo ANDES-SN e oriente seus secretários a oferecerem respostas efetivas aos problemas que hoje comprometem a sustentabilidade do projeto de excelência acadêmica idealizado pelo Professor Darcy Ribeiro.

SEPLAG E SECT ENVIAM CARTA COMPROMISSO COM OS SERVIDORES DA UENF

Imagem
O Comando de Greve da ADUENF comunica que hoje recebeu uma nota conjunta assinada pelos secretários de Planejamento e Gestão e de Ciência e Tecnologia como resultado da reunião realizada nas dependências da SEPLAG com o Comando de Greve Unificado ADUENF/SINTUPERJ. A nota assinada pelos dois secretários anuncia o compromisso de negociar com os servidores da UENF a pauta de reivindicação que orienta o atual movimento de greve "tão logo a legislação permita", e solicita a normalização das atividades dentro da UENF. Como foi informado aos secretários durante a referida reunião, qualquer decisão referente à suspensão do atual movimento de greve deverá passar pelo crivo das assembléias setoriais da ADUENF e do SINTUPERJ/UENF, o que deverá ocorrer no início da próxima semana. No caso dos professores, o Comando de Greve da ADUENF decidiu convocar a continuação da assembléia iniciada no dia ontem (15/09) para as 15:00 horas da próxima segunda-feira (20/09) onde os termos desta nota conj…

MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA SÃO SALVADOR PARA MANTER DIÁLOGO COM O POVO DE CAMPOS

Nesta 5a. feira (16/09) a comunidade universitária da UENF estará novamente na Praça São Salvador para dialogar com a população de Campos e explicar as razões que levaram ao atual movimento de greve que paralisa a instituição desde o dia 16 de agosto de 2010. A aglomeração ocorrerá a partir das 15 horas ao lado da Estátua do Expedicionário de onde a manifestação deverá partir para percorrer as ruas do centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes.

Folha da Manhã noticia avanço nas negociações

Imagem

DEPOIS DA REUNIÃO NA SEPLAG, A ESPERA PELA CARTA COMPROMISSO DO GOVERNO

Imagem
Após a reunião ocorrida nas dependências da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), que contou com a presença de membros do Comando de Greve Unificado da UENF, a comunidade universitária agora aguarda a chegada do carta-compromisso que os secretários Luiz Edmundo Horta e Sérgio Ruy Guerra se comprometeram a assinar para estabelecer um período para a realização das negociações que permitam a solução dos problemas salariais que estão causando o atual impasse.

NEGOCIAÇÃO EM CURSO NA GREVE DA UENF

Imagem

Aduenf e governo ampliam negociação

Representantes da Aduenf e Sintuperj/Uenf, se reuniram na manhã desta terça-feira, com os secretários de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy e Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, com o objetivo de dialogar mais uma vez, na tentativa de ampliar as negociações e dar fim à greve na unidade. Durante o encontro, os representantes do governo indicaram a necessidade da suspensão do movimento de greve e do compromisso de que os problemas que a causaram serão tratados assim que a legislação permitir. Em contrapartida, membros do Conselho de Greve exigiu umas sinalização formal do compromisso do governo em realizar as negociações que permitam a normalização efetiva das atividades dentro da UENF. Uma assembléia foi marcada para esta quarta-feira, às 15h. Em função desta contra-argumentação, os secretários Sérgio Ruy e Luiz Edmundo ficaram de preparar um documento externando o compromisso do governo, mas que a mesma teria de ser analisada antes pela assessoria jurídica do governo do estado,…

REUNIÃO NA SEPLAG PODE DECIDIR RUMOS DA GREVE

Imagem

Folha da Manhã noticia: Aduenf e Sinduperj se reúnem nesta terça-feira

Acontece nesta terça-feira, às 11h, a primeira reunião entre representantes da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf) e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj) e o secretário de Planejamento e gestão, Sérgio Ruy na sede da secretaria, no Rio de Janeiro. O objetivo desta reunião é ampliar o processo de discussão em torno das medidas que poderão ser adotadas para encerrar o atual movimento de greve. A universidade está sem aula há 28 dias. A conversa entre sindicatos e o governo começou no final de agosto, quando o secretário de Ciências e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, foi nomeado pelo governador, Sérgio Cabral, para negociar com os representantes dos servidores. Os sindicatos mantêm as reivindicações de curto, médio e longo prazo, que são a liberação da verba da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o aumento de 49% para docentes e mais 33% para servidores e a readequação salarial.Fonte: http…

Professores estaduais lançam Carta Aberta à população do Rio de Janeiro

Nós, professores servidores do Estado do Rio de Janeiro, escrevemos esta carta aberta à população do Rio de Janeiro para mostrar aquilo que realmente envolve a questão a incorporação da gratificação chamada Nova Escola e a diminuição do nosso plano de carreira.A princípio, não foi dito o valor do salário do professor estadual, que é de apenas R$ 607,26. A população deve imaginar que recebemos alguma ajuda extra, como vale transporte, vale refeição, que qualquer empresa é obrigada a pagar a seu funcionário. Porém, não é isso o que acontece: não recebemos estes benefícios que são direitos de todo o trabalhador e ainda temos o desconto previdenciário de 11%, recebendo um salário líquido de aproximadamente R$ 540,00.O Governo faz propagandas na televisão dizendo que deu laptops para todo professor, mas na verdade, estes laptops foram adquiridos pelo sistema de comodato, ou seja, estes equipamentos são emprestados pelo governo que, quando bem entender, pode pedir os mesmos de volta. Atualm…

COMANDO DE GREVE CONVOCA ASSEMBLÉIA DE DOCENTES PARA DISCUTIR GREVE NA UENF

C O N V O C A Ç Ã ODIA: 15/09/2010 – QUARTA-FEIRAHORA: 15:00 LOCAL: AUDITÓRIO 01 DO P5PAUTA. RELATO DA REUNIÃO NA SEPLAG.· ANDAMENTO DA GREVE.

GREVE NA UENF MOSTRA SUA FORÇA E CONSEGUE AMPLIAR OS CANAIS DE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO CABRAL

A greve de professores e servidores da UENF está às vesperas de completar o seu primeiro mês em meio à expectativa de que o governo Cabral irá ampliar seus esforços para chegar a um acordo satisfatório. Esta sinalização foi dada na última 6a. feira quando o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo informou ao Comando de Greve que conseguiu agendar uma reunião do Comando de Greve com o Secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, para as 11 horas desta terça-feira (14/09). Diante desta ampliação dos canais de diálogo, o que se espera é que a partir de agora o governo do estado passe a oferecer soluções concretas para os problemas que foram criados na UENF em função da indisposição em negociar com os sindicatos que representam professores, servidores técnicos e estudantes. O Comando de Greve Unificado ADUENF-Sintuperj irá se reunir nesta segunda-feira (13/09) para analisar o quadro aberto por esta ampliação dos canais de negociação, e continuará informando a todos sobre as me…

REVISTA SOMOS ASSIM NOTICIA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ

Imagem

GREVE DA UENF NA EDIÇÃO DE SETEMBRO DO BOLETIM DA ASDUERJ

Imagem

VISITA DE GABEIRA AOS GREVISTAS DA UENF NA IMPRENSA DE CAMPOS

Imagem

Uenf: impasse continua e greve não tem data para acabar

10/09/2010Joyce TrindadeSem entrar em acordo com o governo, os servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) seguem em greve desde o dia 16 de agosto. A paralisação atinge aproximadamente quatro mil estudantes e não ainda tem data para terminar. De acordo com a Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), a reivindicação dos profissionais é pela reposição salarial, referente às perdas dos últimos dez anos, que chegam a 90%. No dia 1º de setembro, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta, designado pelo governador Sérgio Cabral para intermediar a negociação, reuniu-se com o Conselho Universitário da instituição. No encontro, o secretário admitiu ter sido um erro a não inclusão dos servidores da Uenf no reajuste dado, no primeiro semestre deste ano, a diversas categorias de servidores, inclusive do próprio quadro técnico-administrativo da faculdade. Atualmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que sejam dados reajustes salariais aos servido…

GABEIRA VEM À UENF E DEFENDE UM NOVO MODELO DE INTERAÇÃO ENTRE O ESTADO E AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS

Imagem
O candidato a governador do Rio de Janeiro pela coligação liderada pelo Partido Verde, Fernando Gabeira, teve um encontro animado num auditório lotado por membros da Comunidade Universitária da UENF no final desta 6a. feira no campus Leonel Brizola que se localiza em Campos dos Goytacazes. Inicialmente Fernando Gabeira ofereceu sua solidariedade ao movimento de greve iniciado em 16 de Agosto, e depois discorreu sobre sua visão sobre o financiamento das universidades estaduais, e do papel que estas instituições desempenharão caso seja eleito governador. Para Gabeira é fundamental que haja uma mudança radical na relação entre o governo do Rio de Janeiro e as universidades estaduais, visto que as últimas administrações não teriam aproveitado o papel criador que as mesmas possuem em prol de uma proposta de desenvolvimento que alcance o conjunto da população fluminense. Fernando Gabeira defendeu ainda que os recursos obtidos através do pagamento dos royalties do petróleo sejam utilizados par…

FERNANDO GABEIRA VISITA A UENF NESTA SEXTA-FEIRA

Imagem
O candidato a governador pelo Partido Verde, Fernando Gabeira, visitará o campus da UENF nesta 6a. feira a partir das 17:45 horas onde deverá se encontrar com representações sindicais de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. O encontro ocorrerá no Auditório 1 do Prédio P-5.A visita de Fernando Gabeira ao campus Leonel Brizola deverá servir para que os servidores em greve expliquem as razões de seu movimento, não apenas no que se refere à luta pela reposição de perdas salariais, mas também ao combate do processo de sucateamento que tem sido imposto pelo governo Sérgio Cabral que em sua gestão diminuiu o valor real do orçamento real da UENF em torno de 22%.

Presidente da Comissão de Educação da ALERJ visita servidores em greve na UENF

Imagem
Na manhã desta 6a. feira (10/09) o deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj, esteve na UENF para hipotecar sua solidariedade ao movimento de greve que hoje completa 25 dias. Além de se colocar à disposição dos sindicatos representativos de professores e servidores para que este continuem sua luta pela reposição de 82% das perdas salariais, o deputado Comte Bittencourt convidou as representações sindicais para que se engajem em 2011 nas discussões que serão realizadas pela Comissão de Educação da Alerj no sentido de criar um plano estadual para a educação superior, no que foi prontamente atendido. A presença Comte Bittencourt foi especialmente importante para este momento do processo de luta dos servidores da UENF, já que como presidente da Comissão de Educação, o deputado tem sido um importante aliado na defesa das universidades estaduais no interior da Alerj.

Políticos visitam os servidores em greve da UENF

Hoje é dia de visitas aos servidores em greve da UENF, e elas são significativas. A primeira será do deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj, que estará no mini-auditório B do Centro de Ciências do Homem a partir das 12 horas. Já no final da tarde, a partir das 18 horas, quem virá ao campus, no auditório 1 do P-5 é o candidato a governador pelo PV, Fernando Gabeira.Essas visitas serão importantes para dar maior visibilidade ao movimento em greve que está ocorrendo na UENF desde 16 de Agosto, e que hoje completa 25 dias.

GREVE DA UENF NA IMPRENSA NACIONAL

Universidade fluminense pede volta da verba orçamentária para pagar salários Professores e funcionários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em greve desde o dia 16 de agosto, reivindicam a volta da verba orçamentária da instituição para a recomposição de salários do corpo docente e funcionalismo. Com a paralisação, estão sem aulas os cerca de 3.000 alunos dos cursos de graduação e mil alunos de pós-graduação.A Uenf é considerada pelo MEC (Ministério da Educação), a 15ª melhor universidade de ensino de graduação do país, com dois centros universitários no norte do Estado: um, em Campos dos Goytacazes, voltado para as ciências agrônomas, tecnológicas, biológicas e humanas, e outro, em Macaé, com foco na engenharia de exploração de petróleo, o curso mais procurado da universidade.A greve dos servidores da Uenf foi discutida em audiência pública realizada hoje (8) pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que reuniu representantes da un…

Comissão de Educação se Reúne com Representates da ADUENF

Imagem
A Comissão de Educação da ALERJ, presidida pelo Deputado Comte Bittencourt e com a presença de um dos seus membros, Deputado Marcelo Freixo, e do Secretário de Ciência e Tecnologia, se reuniram em 8 de setembro com representantes da ADUENF, Sintuperj-UENF e DCE-UENF. Estiveram presentes ainda representantes do ANDES-SN, SEPE, ASDUERJ e Sintuperj-UERJ. A reunião na ALERJ contou com a presença de vários professores, técnicos e alunos da UENF, mas o Reitor da UENF não esteve presente ou, sequer, enviou algum representante. Vários pontos foram levantados e novamente ficou caracterizado que a correção de 22% deveria ter sido aplicada aos docentes.Por outro lado, foi refutada a idéia de que o movimento reivindicatório dos servidores da UENF em prol da reposição de perdas salariais é algo recente, pois a ADUENF e o SINTUPERJ vêm tentando estabelecer um diálogo profícuo com o executivo estadual durante todo a gestão do governador Sérgio Cabral. Portanto, os documentos estavam disponíveis na S…