Autonomia Financeira da Uenf é Defendida Durante Audiência


Autonomia financeira, reposição salarial e a conclusão da obra do restaurante universitário. Estas foram as principais reivindicações levadas à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) por representantes dos professores, estudantes, e pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Abel Carrasquilla, durante audiência pública nesta quarta-feira (23/03).

De acordo com o deputado Samuquinha (PR), membro efetivo do colegiado que presidiu a reunião, todas as reivindicações são legítimas, tanto do corpo estudantil quanto dos sindicatos e da própria universidade. “Tem que haver um entendimento, essa é a nossa função como membro da Comissão de Educação. E, a partir da audiência pública de hoje, vamos, juntos, tentar obter um resultado melhor”, garantiu o parlamentar.

Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf), Marcos Pedlowski defendeu a autonomia financeira das universidades estaduais. “Essa autonomia é fundamental para que as instituições possam exercitar a plenitude do seu potencial, em prol do desenvolvimento do estado. Se adotarmos o modelo das universidades paulistas, onde o mínimo que se coloca todo ano representa 9% do recolhimento anual do ICMS do estado de São Paulo, nós teríamos o resultado que as instituições paulistas tiveram”, afirmou. Segundo ele, o mesmo modelo de autonomia financeira já foi implementado também no estado da Paraíba . “Acho que é chegada a hora de o estado do Rio assumir o seu papel de liderança na federação, seguindo os bons exemplos que foram iniciados pelo estado de São Paulo e que colocam, hoje, as três universidades paulistas entre as melhores do Hemisfério Sul”, pontuou Pedlowski.
O representante dos docentes lembrou, ainda, que a universidade está em greve desde dezembro, e que as perdas salariais já acumulam 100%, desde 1999.

“Quando a Uenf foi criada tínhamos dez cientistas da Academia Brasileira de Ciências e hoje só contamos com um profissional que está em vias de se aposentar. A instituição vem sofrendo com a evasão de professores”, acrescentou. A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uenf, Ana Carolina Neri, criticou a demora da conclusão das obras do bandejão. “A assistência estudantil é indispensável para o desenvolvimento da universidade. Os estudantes precisam ter um refeitório e o auxílio-moradia, o quanto antes”, frisou a estudante.
O deputado Marcelo Freixo (PSol), membro da comissão, alertou para o problema que pode ser causado pela falta do restaurante. “É estratégico e fundamental que o bandejão comece a funcionar, a falta pode inviabilizar a vida de um aluno. Quanto à autonomia financeira, isso só não acontece por falta de vontade política. A Constituição federal é clara quanto aos 6% da receita líquida que devem ser destinadas às universidades, essa é uma questão de concepção de desenvolvimento”, apontou Freixo. Também participaram da reunião os deputados André Lazaroni (PMDB); Claise Maria Zito (PSDB); Paulo Ramos (PDT); Clarissa Garotinho (PR); Luiz Martins (PDT) e Jânio Mendes (PDT), além de representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio (Asduerj).
Texto de Vanessa Schumacker

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos