sexta-feira, 1 de junho de 2012

ADUENF PARTICIPA DE REUNIÃO DE SINDICATOS COM A DEPUTADA JANIRA ROCHA E RATIFICA DEMANDAS DOS DOCENTES DA UENF

A diretoria da Aduenf esteve presente numa reunião realizada na tarde desta 6a. feira na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Trabalho e Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro (SINDSPREV/RJ) com a deputada estadual Janira Rocha do PSOL. Nesta ocasião , o presidente da ADUENF, Prof. Raúl Palácio, aproveitou para ratificar as demandas dos associados da ADUENF, especialmente a questão da remuneração do regime de Dedicação Exclusiva que rege o contrato de trabalho de todos os docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

O presidente da ADUENF fez ainda menção à preocupante situação criada pelo governo do Rio de Janeiro que no dia 24 de Maio protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal visando suprimir o direito histórico da remuneração adicional por tempo de serviço prestado que se convencionou chamar de "triênio".  A possível interrupção do pagamento deste direito garantido pela Constituição Estadual do Rio de Janeiro poderá significar um golpe de morte no modelo institucional criado por Darcy Ribeiro, visto a situação de corrosão salarial que já provoca uma diminuição média de 73,4% nos salários pagos aos docentes da UENF.

Após esta reunião no SINDSPREV, a ADUENF ainda aproveitou para se manifestar num atividade política organizada pela chamada "Frente de Unidade Popular" que ocorreu no centro da cidade de Campos. Ali, mais uma vez, o presidente da ADUENF manifestou a sua preocupação com a situação de financiamento precário da UENF por parte do governo de Sérgio Cabral.