quarta-feira, 20 de junho de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA GARANTE REUNIÕES SEPARADAS PARA O GOVERNO CABRAL TRATAR DAS DEMANDAS DOS SINDICATOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS

A audiência pública que ocorreu no dia de ontem (19/06) trouxe como principal saldo positivo o compromisso do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Sr. Sérgio Ruy Pereira, de que o governo do estado irá receber os sindicatos dos professores e servidores das três universidades estaduais fluminenses (UERJ, UENF, UEZO) para resolver as diferentes pendências que existem nestas universidades.



Após tentar descaracterizar as demandas de servidores e professores, Sérgio Ruy Pereira teve de ouvir em frente a uma platéia atenta formada por estudantes, servidores e professores das universidades, uma série de respostas duras não apenas de sindicalistas, representantes das universidades, mas também do deputado Marcelo Freixo (PSOL/RJ) que demonstrou de maneira irrefutável a política de sucateamento e precarização que as universidades estaduais vem sofrendo por parte do governo Cabral.



O ponto mais positivo desta audiência foi o compromisso de que a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro atuará para garantir que o governo Cabral estabeleça um calendário de reuniões com os sindicatos, quando deverá oferecer respostas objetivas para as justas reivindicações das categorias.

Uma nota lamentável desta audiência foi o fato de que a mesma foi realizada num auditório do prédio anexo da ALERJ, o que acabou impedindo que vários membros da delegação da UENF fossem impedidos de participar da reunião. Este problema era mais do que previsível, visto que o tamanho do local escolhido para abrigar representantes das três comunidades universitárias das três universidades estaduais.