Comunicado do Comando de Greve da ADUENF


ATENÇÃO COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Ontem, 4ª feira, fatos importantes ocorreram para o nosso movimento. Pela manhã, o Presidente da ADUENF, Prof. Luis Passoni, juntamente com a Profa. Telma Pereira (Representante do CCTA no Conselho da ADUENF), estiveram reunidos na Reitoria com os subsecretários da SECTI (Alexandre Vieira e Gabriel Carvalho), que vieram transmitir a proposta do Governo para a concessão de um reajuste salarial para os docentes da UENF. Nesta reunião, foi informado que a proposta do Governo é um reajuste de 35% parcelado em duas vezes, uma em 2014 e outra em 2015, sem nenhuma garantia de haver retroatividade. Um fato novo que ocorreu nesta reunião, e que julgamos auspicioso, é que o encaminhamento dessa proposta não implica em flexibilização da DE. Os secretários mencionaram, inclusive, que a proposta de flexibilização da DE nunca partiu do Governo.

Na parte da tarde, um grupo de professores da UENF se dirigiu à Escola Técnica João Barcellos Martins (FAETEC), na tentativa de serem recebidos pelo Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, que ali estava para inaugurar uma obra. Devido a um forte aparato de proteção, esses professores não puderam encontrar o Secretário, permanecendo do lado de fora da Escola numa manifestação pacífica. Ao retornarem à UENF, entretanto, tiveram a notícia de que o Sr. Gustavo Tutuca estava no campus da UENF, em visita ao Restaurante Universitário. O Presidente da ADUENF, juntamente com mais dois professores, encaminhou-se até lá, onde pôde encontrar-se com o secretário e seus assessores. Nesta rápida conversa, o Sr. Tutuca reiterou a proposta informada de manhã, enfatizando, no entanto, que, para haver o envio do projeto de lei à ALERJ, há necessidade da saída imediata da greve. Diante disso, o Presidente da ADUENF manifestou sua preocupação, lembrando que esta situação já ocorreu em 2012, não tendo nenhum resultado naquela ocasião.

Paralelamente a esses acontecimentos ocorridos na cidade de Campos, uma comissão de docentes da UENF esteve visitando a ALERJ durante todo o dia de ontem. Lá, foram muito bem recebidos e presenciaram inúmeras manifestações de apoio e solidariedade por parte dos parlamentares ao nosso movimento grevista, que inclusive externaram isto em seus discursos na Tribuna. 

À tarde, a Deputada Janira Rocha informou ao Prof. Passoni ter conseguido agendar um encontro deste com o Presidente da ALERJ, Deputado Paulo Mello, para o dia de hoje, 20 de março de 2014 às 14 hs, na cidade do Rio de Janeiro, para onde o Prof. Passoni se dirigiu pela manhã.

Além disso, foi confirmada a realização de uma Audiência Pública da Comissão Permanente de Educação da ALERJ na próxima quarta-feira, dia 26 de março, na sala 316 do Palácio Tiradentes, na qual será abordado o tema: “Análise do Plano Estadual de Educação: Metas cumpridas e não cumpridas”. Para esta Audiência será agendado um ônibus que partirá de Campos para o Rio com o maior número de professores e alunos que for possível.

Foi também solicitada por um membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ uma visita a UENF amanhã, sexta-feira, 21 de março, a ser confirmada.

Comando de Greve

Postagens mais visitadas deste blog

Professores da UENF decretam greve por tempo indeterminado

Presidente da Assembleia de Deus Central de Campos dos Goytacazes faz apelo em defesa da UENF

Servidores, aposentados e pensionistas sem salários realizam protesto no Fórum do Rio de Janeiro