A Coluna de Opinião do Jornal O DIÁRIO desta 2a. feira (3 de maio de 2010)
OPINIÃO
Painel Diário – paineldiario@bol.com.br
O que Cabral tem contra a Uenf?
O governador Sérgio Cabral segue em sua obra permanente de destruição da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A universidade opera com orçamento 100% abaixo do que necessita para funcionar plenamente, enquanto equipamentos que deveriam estar sendo utilizados por laboratórios estão ainda encaixotados, por um simples motivo: a falta de investimentos na rede de instalação elétrica da universidade impede a ativação dos aparelhos.
Absurdo I
Mais ainda: na Uenf, à noite, banheiros sem luz colocam em risco a segurança dos usuários. A situação do campus da Uenf é vergonhosa para o governo estadual. Parte de materiais, como tinta e papel, tem sido providenciada por verbas oriundas de financiamentos de projetos de pesquisa dos professores. Um absurdo.
Absurdo II
O progressivo processo de terceirização de serviços na universidade afeta até mesmo o quadro de professores, que deveriam ingressar na universidade pelos próprios méritos, nunca através destes expedientes, que colocam em xeque o mérito e a capacidade do docente, comprometendo a qualidade do ensino na Uenf.
Entre as melhores
Os professores da Uenf sofrem seguidas perdas em seus salários, que hoje chegam a 82% de reposição. Tal situação impõe a migração de mestres e doutores para outras instituições de ensino superior, provocando uma queda brutal na qualidade do ensino da universidade, que está hoje entre as 16 melhores do País.